Hora local: 20:20
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Associação Portuguesa de Deficientes quer sensibilizar para a mobilidade em cadeira de rodas

Sede da delegação de Amarante da APD
  • Imprimir
  • Enviar por email
2011/09/08

A delegação de Amarante da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) organiza, no próximo sábado, dia 10 de Setembro, pelas 15:00, no Largo de S. Gonçalo, um "mini percurso acessível com barreiras", convidando a população a assistir e participar.
A iniciativa visa sensibilizar as pessoas não portadoras de deficiência para questões relacionadas com mobilidade em cadeira de rodas ou sem recurso à visão e para a existência de obstáculos que obstam a uma participação civica plena de cidadãos deficientes.
De acordo com a APD "de entre os impedimentos detectados, os relacionados com a mobilidade não se circunscrevem apenas ao universo dos deficientes motores e visuais, tornando-se, infelizmente, bastante mais abrangentes, devido ao crescente envelhecimento da população".
Dada a importância do evento, considera a APD, "pela possibilidade de todos aqueles que o pretenderem poderem realizar o referido mini-percurso, experienciando as dificuldades sentidas no dia-a-dia pelas pessoas com necessidades especiais", aquela associação apela à participação dos amarantinos.

Câmara cede instalações para Sede

Entretanto, a delegação de Amarante da APD inaugura, a 17 de Setembro, a sua sede, que será instalada num espaço cedido pela Câmara Municipal no edifício do Salto, onde, no passado, funcionou a Escola Profissional António Lago Cerqueira. A cedência do espaço, que foi objecto de obras de adaptação, será feita com base num contrato de comodato.

À inauguração da sede da delegação da APD seguir-se-á, no Centro Pastoral de Amarante, a realização de um Seminário que terá como tema "Acessibilidade, mais que um conceito", e que contará com a participação de especialistas na área. Haverá, igualmente, lugar à divulgação de "testemunhos de vida", por parte de deficientes motores.

Outras notícias