Hora local: 11:08
logotipo
Você está aqui: Página inicial

Cepelos está a construir Lar de Idosos

Pormenor das obras em curso para a construção do Lar de Idosos
  • Imprimir
  • Enviar por email
2013/09/24

A freguesia de Cepelos vai, em breve, ser dotada de um Lar de Idosos, já em construção, devendo os trabalhos prolongar-se por cerca de um ano. A empreitada foi adjudicada à empresa Exigente Cálculo, Engenharia e Construção Unipessoal Lda. pelo valor de 254. 636, 79 mil euros.

O Lar vai ser composto por apenas um piso, onde será possível alojar 14 utentes. O edifício divide-se em três grandes áreas: uma zona comum, uma zona de serviços e a zona dos quartos. Haverá uma entrada para o público e uma entrada de serviço, servida por um acesso independente que leva a um espaço exterior de serviço que servirá para apoio a cargas e descargas; serviço de fornecimento de refeições; entrega e recolha de serviço de lavandaria; manutenção, aparcamento de viaturas de serviço e aparcamento de veículos de emergência médica.

Na zona a Sul situa-se a entrada do público/átrio de receção e todos os serviços administrativos, técnicos e médicos. Este átrio de entrada dá ainda acesso a uma zona comum (sala de estar) e à ala dos quartos que será composta por 6 quartos duplos com roupeiros, instalações sanitárias adequadas a pessoas com mobilidade condicionada e um pequeno espaço individual exterior de repouso/lazer; dois quartos individuais com as mesmas características; uma zona de estar equipada com copa e dois espaços de serviços, o compartimento dos sujos e a rouparia.

A ala dos serviços, é constituída pela lavandaria (dividida em zona de roupa limpa e roupa suja); três espaços de arrumação (vasilhame, arrecadação geral de materiais e equipamento e armazenamento de produtos de limpeza ou químicos/materiais de limpeza); a sala de pessoal; a copa (dividida em zona de copa limpa e copa suja com arrumo que servirá como despensa de dia) e o depósito dos lixos. De salientar que o equipamento em causa, apesar de possuir valências para servir refeições, estas não serão confecionadas no estabelecimento. Para este serviço, o estabelecimento recorrerá a uma empresa externa de serviço catering que fornecerá as refeições confecionadas. A copa prevista apenas dará apoio mínimo necessário a este serviço.

No mesmo sentido, o serviço de lavandaria será efetuado com recurso a uma empresa externa de fornecimento deste tipo de serviços. O edifício prevê dois espaços para esta função de armazenamento de roupas. A rouparia servirá de apoio à roupa de quartos e situa-se no corredor de acesso a estes. Já o espaço de lavandaria, servirá como depósito para roupa suja do funcionamento diário do Lar (a ser enviada para o serviço externo de lavandaria), possuindo também um espaço destinado ao armazenamento da roupa limpa que dá entrada no edifício pela mesma via.

Para Américo Paulo Ribeiro, Presidente da Junta de Freguesia de Cepelos, “o Lar de Idosos assume uma grande importância para a freguesia, já que vem colmatar uma das lacunas existentes. A ideia da sua construção resulta de um diagnóstico efetuado, através de inquéritos à população, que revelou a necessidade da existência deste equipamento”.

Outras notícias