Igreja da Misericórdia

O início da expansão das Misericórdias no país, até meados do século XVI, coincidirá com o aparecimento da Misericórdia de Amarante, que tinha sob a sua administração o hospital da albergaria e a gafaria, duas instituições de origem medieval que tinham como missão dar assistência a peregrinos, pobres e doentes.

De fundação incerta, no séc. XVI, a igreja da Misericórdia sofreu profundas alterações no século XIX, com reformas efetuadas na igreja após as invasões francesas, pois aquando da passagem do exército napoleónico, foi profundamente destruída.

Da traça original permanece conservada, no coro, uma balaustrada que se julga ser parte da antiga talha, em estilo Rococó.

Junto à igreja, abriu recentemente o Centro Interpretativo de Memórias da Misericórdia de Amarante (CIMMA). Repartido por quatro salas temáticas, Multimédia, Artefactos da Paixão, Circulação e Memória, o visitante é convidado, por intermédio de objetos da Irmandade, a conhecer uma instituição com quase quinhentos anos de existência. As visitas poderão ser feitas de Segunda a Sexta, das 14:00h às 17:00h. Mediante marcação prévia poderá usufruir de uma visita guiada. 

Contactos:

Rua Dr. Miguel Pinto Martins
4600 – 090 – Amarante
www.scmamarante.pt
Email: geral@scmamarante.pt
Telf: 255 420 175