10 de Julho, 2017

III Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante de 1 a 10 de setembro

10 dias | 8 guitarristas de renome internacional | 100 participantes (nacionais e estrangeiros) | Prémios no valor de 12 mil euros

Está de regresso mais uma edição do Festival/Concurso Internacional de Guitarra de Amarante. A somar ao sucesso das duas edições anteriores, o CCA - Centro Cultural de Amarante - Maria Amélia Laranjeira organiza, entre 1 e 10 de setembro, o 3º Festival. À semelhança de anos anteriores, a iniciativa conta com o apoio do Município de Amarante.

Trata-se de um Festival que se destina a toda a comunidade amarantina, ao público em geral e também a todos os amantes da guitarra. Como vem sendo hábito, contará com grandes nomes, sendo os guitarristas clássicos Joaquín Clerch e Goran Krivokapic as principais atrações.

Além dos concertos e masterclasses que marcarão o festival, a grande fonte de atenções continuará a estar centrada no concurso de guitarra que engloba diversas categorias, para guitarristas a partir dos 8 anos e sem limite de idade. 5 mil euros é o montante do 1º Prémio, a atribuir na categoria F (maiores de 20 anos). Estão já abertas as inscrições para o Concurso de Guitarra, que decorrerão até 15 de agosto e poderão ser efetuadas em http://fig-amarante.pt. Já se faz notar o interesse por parte dos guitarristas internacionais que procuram informações mais detalhadas sobre o concurso.

Francisco Laranjeira, Presidente do CCA, explica que o Centro Cultural de Amarante dedica a este certame capacidade e competência. “É na ambição renovada que reside a nossa força. Acreditamos que com paixão conseguiremos, ano após ano, apresentar um projeto renovado e capaz de vos surpreender. Fiquem atentos!”.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Município de Amarante apoia o evento. E, nas palavras de José Luís Gaspar, Presidente da Câmara, o município está “desde a primeira hora com este Festival, como não poderia deixar de ser, porque lhe reconhecemos o alcance. Trata-se de um Festival Internacional que nasce em Amarante mas que é do mundo, desde a primeira edição. Dezenas de participantes vêm de vários pontos do globo, levando o nome da nossa terra além-fronteiras”.

Quatro dos espetáculos (Goran Krivokapic, Joaquín Clerch, Duo Melis e Jan Depreter) têm entradas pagas, no valor de 7,5 euros, sendo os restantes de entrada livre.

A sessão de abertura do Festival contará com o concerto dos laureados do concurso da edição anterior, Ettore Scandolera (Itália) e Campbell Diamond (Austrália). A comprovar a vertente pedagógica do Festival, refira-se o estágio dos alunos do CCA (e outros) com a EPABI, Escola Profissional da Beira Interior (Covilhã), dirigida pelo maestro João Tiago Correia.

Como menciona Tito Silva, professor de guitarra e diretor artístico do festival, este ano o certame conta com o patrocínio da D´Addario Internacional, “um parceiro de renome e muito importante no mundo da guitarra”.