30 de Novembro, 2017

Amarante Cidade Presépio

Espírito de Natal invade cidade

Com a iluminação de Natal, inaugurada a 24 de novembro, as ruas da cidade ganharam mais cor e brilho e o espírito natalício começou a fazer-se sentir. A Alameda Teixeira de Pascoaes voltou a acolher a imponente árvore de 25 metros, que, até 14 de janeiro, vai fazer as delícias de todos aqueles que visitem a cidade.

Mas há muito mais para ver e fazer na Princesa do Tâmega, que fica ainda mais acolhedora e convidativa nesta quadra natalícia, sendo que a iluminação de natal não se cinge apenas à Alameda Teixeira de Pascoaes, mas a todo o centro histórico de Amarante e a Vila Meã.

 Presépio, iluminações, um mercado, baloiços, carrossel e muita animação

Entre 7 e 24 de dezembro, na Alameda Teixeira de Pascoaes, os concertos de música também não vão faltar! O "Mercado da Música", que anima a cidade ao longo de todo ano, dará a ouvir vários artistas que vão tocar músicas que combinam com a época e que irá combinar com um Mercado de Natal, ali instalado de 15 a 24 de dezembro, oferecendo várias sugestões de presentes para a noite da consoada e momentos de amizade e confraternização.

De 8 a 24 de dezembro, o Largo de São Gonçalo vai-se transformar em Aldeia Natal, com a "Casa do Pai Natal" a ser decorada a rigor para receber a mítica figura do Pai Natal que estará disponível para ouvir os desejos da pequenada. E aqui haverá também um presépio.

De 8 a 31 de dezembro, o Largo Conselheiro António Cândido (Arquinho) vai acolher os Baloiços de Natal, um conjunto de dois baloiços trenó, com capacidade para 8 crianças. No Largo de Santa Luzia vai ser instalado um Carrossel Tradicional, de 16 lugares, com operador. E quem passear pelas ruas do centro histórico, entre 8 e 24 de dezembro, será surpreendido com animação itinerante, proporcionada, diariamente, por quatro personagens.

A Orquestra do Norte também se junta às celebrações e a 10 de dezembro, pelas 11h30, vai proporcionar um concerto no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso.

O comboio de Natal, que já é uma tradição, está de volta de 16 a 24 de dezembro. Com três paragens: Largo Conselheiro António Cândido (Arquinho); Largo de S. Gonçalo e Largo de Sta. Luzia, com o seguinte percurso: Largo Conselheiro António Cândido (Arquinho); Rua 31 de janeiro; Ponte de S. Gonçalo; Largo de S. Gonçalo; Rua 5 de Outubro; Rua Cândido dos Reis; Largo de Sta. Luzia; Av. Primeiro de maio (N15); Rua Dr. Mário Cal Brandão; Rua Capitão Barros Basto; Av. General Vitorino Laranjeira; Rua Nova; Rua de S. Sebastião; EN15; Av. Primeiro de maio (Ponte Nova); Rua de António Carneiro; Largo Conselheiro António Cândido (Arquinho).

A 17 de dezembro, pelas 22h00, a Orquestra do Norte fará, como habitualmente, o Concerto de Natal, na Igreja de S. Gonçalo.

Para terminar o ano, está agendada uma sessão de fogo-de-artifício de Ano Novo, com início às 00h00.

Sinta-se convidado! Em Amarante, Natal é sinónimo de magia e encanto!