4. O meu animal está em fase terminal. Posso pedir para ser eutanasiado?

Se for residente no concelho de Amarante, pode levar o seu animal de estimação ao Canil/Gatil Municipal, onde será sujeito a uma avaliação médico veterinária. A entrega do seu animal tem de coincidir com o horário de atendimento da Médica Veterinária (Segundas-feiras das 14h00 às 17h00).

A decisão de eutanásia é exclusiva da Médica Veterinária Municipal.

Atualmente é proibido eutanasiar animais exceto por razões de comportamento ou ainda aqueles que se encontrem em casos comprovados de doença manifestamente incurável e quando se demonstre ser a via única e indispensável para eliminar a dor e o sofrimento irrecuperável do animal. (Lei n.º 27/2016 - Diário da República N.º 161/2016, Série I de 23 de agosto de 2016)

A eutanásia do seu animal comporta um custo definido pela Taxa Municipal em vigor.