Programa de Expansão e Desenvolvimento do Pré-Escolar

As Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), ocorrem no período antes e depois das atividades curriculares, na hora do almoço e nos períodos de interrupção letiva, sempre que os encarregados de educação necessitem desse serviço.

• Objetivos

As Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF) têm como principal objetivo promover atividades pedagógicas e socio educativas de apoio à família, assegurando um horário flexível, compatível com as necessidades dos pais e encarregados de educação.

• Enquadramento Legal

Estas atividades de animação e apoio à família têm normas estabelecidas no Despacho n.º 9265 -B/2013, de 15 de julho de 2013, que decorre da Lei - Quadro da Educação Pré-escolar.

As AAAF são dinamizadas por Assistentes técnicos e/ou assistentes operacionais cujo recrutamento e responsabilidade é da Câmara Municipal de Amarante.

A comparticipação nos almoços é fixada de acordo com o escalão definido pela Segurança Social de acordo com as condições socioeconómicas, regulamentada pela Circular nº 3 /DSEEAS/DGE/2013.

• Destinatários

As atividades de animação e de apoio à família destinam-se a todas as crianças que frequentem os Jardins de Infância da Rede Pública do Concelho de Amarante, cujos estabelecimentos de Educação e de Ensino possuam o serviço e reúnam as necessárias condições técnicas para o efeito.

• Entidades Protocoladas

A autarquia optou por estabelecer parcerias com entidades locais mais próximas de cada um dos jardins de infância, por forma a garantir respostas céleres às necessidades existentes, sendo elas:

a. União de Freguesias de Freixo de Cima e Baixo

b. Junta de Freguesia de Fridão

c. Junta de Freguesia de Telões

d. União de Freguesias de Vila Garcia, Aboim e Chapa

e. União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão

f. Junta de Freguesia da Lomba

g. Junta de Freguesia de Lufrei

h. Junta de Freguesia de Mancelos

i. Junta de Freguesia de Padronelo

j. Junta de Freguesia de Salvador do Monte