Rendimento Social de Inserção (RSI)

• Destinatários

A Autarquia de Amarante é uma das entidades parceiras obrigatórias e o protocolo estabelecido pressupõe o atendimento/acompanhamento social da população de 5 freguesias do concelho, nomeadamente as freguesias de Aboadela, Ansiães, Bustelo, Carneiro, Jazente.

• O que é?

O Rendimento Social de Inserção (RSI) é uma medida de proteção social da Segurança Social, que visa garantir os mínimos sociais, protegendo os grupos de maior fragilidade e vulnerabilidade, em situação de pobreza extrema.

Prevê a negociação de um contrato de inserção, que deve abranger todos os elementos do agregado e visa ir ao encontro das necessidades/problemas dos mesmos, bem como das suas potencialidades.

As principais áreas de intervenção são a saúde, educação, habitação, ação social e emprego.