Voluntariado Jovem



O Voluntariado Jovem tem como objetivos estimular, nos jovens universitários, o espírito de voluntariado; contribuir para a sua formação social e cultural, através da participação em ações e projetos de utilidade social e comunitária; incrementar novos conhecimentos na área de formação e fomentar o sentido de pertença na comunidade e de responsabilidade cívica.

Trata-se de uma iniciativa que tem como destinatários os jovens residentes no concelho há mais de dois anos. Os candidatos devem ainda reunir os seguintes requisitos:
a. Idade inferior a 30 anos
b. Estar matriculados no ensino superior;
c. Manifestar intenção de prosseguir um programa de voluntariado em função da sua disponibilidade e do Município;
d. Apresentar sucesso educativo, não ultrapassando duas reprovações no ensino superior, durante o período de vigência do programa.

As candidaturas decorrem, normalmente, em outubro, em plataformasocial.cm-amarante.pt. Para o efeito deve ser anexado um documento único, que contenha o documento de identificação, comprovativo de matrícula, Número de Identificação Bancária (NIB) com identificação do/a titular, atestado de residência (com composição do agregado familiar).

Do agregado familiar deve constar a Declaração Anual de Rendimentos (IRS e/ou IRC), Nota de Liquidação do IRS, Comprovativos de Rendimentos Mensais de todos os elementos do agregado familiar (Últimos 3 Recibos de Vencimento; Pensões de sobrevivência, invalidez, alimentos; Subsídio de Desemprego e/ ou Doença; Rendimento Social de Inserção; Bolsas de formação; Recibo de Renda Auferida, outros); Declaração atual de inscrição no Centro de Emprego e Lista de Imóveis ou IMI ou Caderneta Predial com valor patrimonial.

O voluntariado pode ser desenvolvido em duas modalidades: curta duração, durante três meses (julho, agosto e setembro), correspondente a quinze horas semanais; e longa duração, durante seis meses (abril a setembro ou maio a outubro), com oito horas semanais.

As atividades de ocupação são determinadas em função da disponibilidade da Câmara e das áreas de estudo dos jovens, podendo abranger os seguintes domínios:
a. Ação social
b. Saúde
c. Turismo
d. Comunicação
e. Desporto
f. Educação
g. Cultura
h. Defesa do Património
i. Proteção Civil e Ambiente
j. Emprego e formação profissional
k. Desenvolvimento da vida associativa e da Economia Social
l. Promoção do voluntariado e da solidariedade social
m. Outras áreas de interesse social e comunitário

O serviço de voluntariado pode ser desenvolvido nos Serviços Municipais, Juntas de Freguesia, outras entidades de direito público e Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Qualquer dúvida entre em contacto através do 255420297 ou gabinetedajuventude@cm-amarante.pt