Mercado Alimentar de Amarante

O Mercado Municipal de Amarante vai receber uma nova iniciativa, já a partir de 2 de maio, para a comercialização, designadamente, de produtos do setor agroalimentar. A iniciativa terá lugar às quartas e sábados, entre as 8h30 e as 12h30. A participação dos comerciantes/vendedores no Mercado não tem custos associados, sendo possível a participação de pessoas singulares ou entidades com sede ou atividade em Amarante. Inscreva-se AQUI. 

Trata-se de uma medida excecional num formato destinado somente aos produtos alimentares, visando apoiar agricultores e comerciantes de Amarante no escoamento de bens alimentares e permitindo, também, um reforço da oferta de produtos locais à população.

Em causa está o apoio à economia local e, sobretudo, aos pequenos produtores do município, sendo possível a comercialização de hortícolas, frutícolas, vinho verde, carne e peixe, para além de produtos de panificação, entre outros. Mas, também, a garantia, do lado dos compradores, de aquisição de produtos frescos e de qualidade.O “Mercado Alimentar de Amarante” insere-se num pacote de medidas de apoio à economia local por parte da autarquia.

Neste novo formato, de caracter temporário, o Município também assegurou um conjunto de normas de funcionamento e medidas de contingência, segundo as diretrizes da Direção-Geral da Saúde, e que visam garantir as necessárias condições de segurança a todos os utilizadores do espaço. Foi também criado um sistema de controlo de entrada que evite a aglomeração de pessoas, assim como uma disposição dos pontos de venda que permita uma circulação mais cómoda e segura. Estas e outras medidas permitirão que o “Mercado Alimentar de Amarante” se configure como um importante espaço alternativo de aquisição de produtos para consumo dos amarantinos, que, por outro lado, apoiarão a economia da sua terra.

As condições de funcionamento (dias, horários ou formato) agora anunciadas, são passíveis de alterações decorrentes de eventuais diretrizes/normas do Governo sobre o funcionamento de feiras e mercados locais.