06 de Junho, 2016

Amarante já tem cinema digital

Cinema Teixeira de Pascoaes retoma atividade

É já amanhã, 7 de junho, pelas 21h30 que o Cinema Teixeira de Pascoaes apresenta a primeira sessão de cinema digital na cidade Amarante, com a exibição do filme “O Caso Spotlight”, vencedor do Óscar de Melhor Filme, em 2016. Trata-se de um investimento da Câmara Municipal de Amarante, proprietária daquele equipamento cultural, com vista à retoma da atividade do Cineclube de Amarante.

O novo sistema de cinema digital, composto por um projetor DCP, um sistema de som e também uma nova tela de projeção, permitirá acompanhar a evolução do paradigma tecnológico do cinema, que passa pelo abandono dos filmes em película por parte das distribuidoras, em detrimento do cinema digital. Esta situação tinha motivado o fim das sessões regulares de cinema, em janeiro de 2015.

Cada sessão tem um custo de dois euros, exceto a 9 de junho, data em que se assinala o 21º aniversário do Cineclube em que a entrada é gratuita. Esta sessão contará com a presença do realizador português Marcelo Félix e a exibição do seu recente filme “Paul”.

O Cineclube de Amarante regressa, assim, com filmes novos a uma sala nova, mas com a filosofia de sempre a de mostrar o melhor cinema, proveniente de cinematografias de diversos pontos do Mundo.

Para José Luís Gaspar “dotar Amarante, nomeadamente a nossa sala de cinema, com a tecnologia de projeção digital, oferecendo um serviço adequado aos tempos que correm, era o mínimo que este executivo podia fazer. Agora, sabemos que este novo equipamento permite aumentar a nossa ambição – e o Cineclube é o parceiro natural para a concretizar, como demonstram estes 20 anos de excelência na sua atividade.”

O presidente do Cineclube de Amarante, Manuel Carvalho, mostra-se satisfeito por esta aposta da Câmara Municipal de Amarante. “É gratificante ver que a autarquia aposta neste projeto que consideramos ser uma mais-valia para os amarantinos. É, também, um voto de confiança no trabalho desenvolvido pelo Cineclube de Amarante ao longo de duas décadas na promoção do cinema e da arte na nossa cidade”, refere.

A programação do mês de junho conta com o apoio do Instituto do Cinema e Audiovisual.

Próximas exibições:

7 de junho – O Caso Spotlight (Tom McCarthy)

8 de junho – À Sombra das Mulheres (Philippe Garrel)

9 de junho – XXI Aniversário do Cineclube – Paul (Marcelo Felix) – Entrada livre

16 de junho – A Assassina (Hou Hsiao-Hsien)

17 de junho – Os Oito Odiados (Quentin Tarantino)

23 de junho – Phoenix (Christian Petzold)

24 de junho – 45 anos (Andrew Haigh)

30 de junho – Carol (Todd Haynes)

Fundado em 1995 o Cineclube de Amarante realizou mais de 1400 sessões, tendo exibido mais de 1000 filmes de diversas cinematografias. Nas suas sessões recebeu vários realizadores, colaborou na produção de filmes e outros eventos artísticos. Organizou duas edições do festival de curtas-metragens European Short Films Amarante. Colabora, ainda, ativamente, na implementação do Plano Nacional de Cinema em Amarante.