03 de Agosto, 2017

Escuteiros de Amarante vão vigiar a Serra da Aboboreira

De 12 a 26 de agosto, os Escuteiros do Agrupamento 448 de Amarante vão estar de olhos postos na Serra da Aboboreira, em ações de prevenção contra os fogos florestais. Há já vários anos que esta iniciativa é levada a cabo pelos Agrupamentos de Escuteiros de Amarante (448 de Amarante e 925 de Ataíde), que colaboram com o Município e com a Comissão Municipal de Defesa da Floresta.

Durante este período, diariamente, oito elementos do Agrupamento 448 vão acantonar na antiga Escola Primária de Carvalho de Rei, realizando, a partir dali, dois percursos de vigilância.

Esta atividade tem ainda um caráter de sensibilização junto das populações, através da distribuição de panfletos com informação útil para a defesa da floresta contra incêndios.

Sempre que detetam um foco de incêndio, os vigilantes ligam para o 112 ou 117, números para os quais qualquer cidadão pode ligar, de forma a dar uma resposta mais célere.