10 de Janeiro, 2019

Fatura da água vai indicar o consumo de água em litros


A partir de janeiro de 2019, as faturas da Águas do Norte
vão passar a indicar o consumo de água em litros. Esta medida não irá ter qualquer impacto no valor da fatura.

 

Esta nova forma de apresentar os valores em litros pretende tornar mais claro para o consumidor qual foi o seu consumo, de modo a que tenha assim uma consciência mais precisa de quanto pode poupar e, desta forma, contribuir para um uso responsável deste bem cada vez mais precioso.

Com uma informação de consumo mais fácil de entender, o cliente pode verificar, regularmente, se está a consumir mais ou menos litros de água no seu lar. O objetivo é de incentivar à poupança através de uma melhor gestão dos gastos que faz regularmente no seu dia-a-dia.

Na Águas do Norte, o consumo doméstico médio diário é de 92,1 litros de água por pessoa. Saberão os consumidores quantos litros de água gastam por dia? Sabem se estão a consumir mais ou menos? Estas são as questões que as quatro empresas do Grupo Águas de Portugal colocam agora às famílias que vão poder consultar, na fatura, o seu consumo em litros e dividir pelas pessoas do agregado para saber se estão a gastar a mais ou a menos do que a média.

Logo que seja feita a primeira leitura calendarizada, ou dada leitura pelo Cliente, os litros exatamente consumidos vão passar a fazer parte regular das faturas.

Esta medida, a abrir o novo ano, é acompanhada de uma campanha de informação e sensibilização que, entretanto, tem vindo já a ser desenvolvida no sentido de promover a poupança do consumo da água.