Perguntas Frequentes | Passe Municipal de Amarante

• O que é o Passe Municipal de Amarante?

É um título único no valor de 30€ e que permite deslocar-se em todas as linhas municipais com excepção do VIA.

• Por 30 € posso deslocar-me todos os dias entre a minha residência e a cidade de Amarante?

Sim. Por 30 € poderá deslocar-se, diariamente, em todas as linhas municipais dos operadores RODONORTE e VALPI, constantes da listagem.

• Posso circular em todo o território de Amarante pelo valor de 30 €?

O Passe Municipal permite o acesso livre aos serviços de transporte público em linhas municipais excluindo o transporte urbano - Via - que tem um preço mais reduzido.

• Onde posso comprar o meu passe?

Os passes estarão à venda nos locais habituais, no Terminal Rodoviário do Queimado. Basta dirigir-se ao operador que atua na sua zona, com o documento de identificação e uma fotografia.

• Nunca utilizei os transportes coletivos. Como posso conhecer os percursos e as paragens?

No site do Município de Amarante está disponível informação sobre as carreiras em circulação dos operadores envolvidos (Rodonorte e Valpi), bem como as respetivas paragens e horários. Para informação mais detalhada sobre determinada carreira, deve entrar em contacto com o operador responsável pela mesma.

• Sou estudante, com passe escolar. Tenho direito a circular por todo o município de Amarante?

Não, o passe estudante continua a ser limitado à deslocação entre a residência e a escola. Caso pretenda usufruir do Passe Municipal terá de adquirir o mesmo, tal como os restantes utilizadores.

• O passe que utilizo atualmente custa menos de 30€. Vou passar a pagar mais?

Não. Se pretender continuar a fazer apenas o mesmo percurso, pode comprar o passe pelo valor que sempre comprou. No entanto, esse passe irá dar-lhe acesso apenas à linha a que o mesmo se destina, não usufruindo de todas as linhas, de todos os operadores, como acontece com o Passe Municipal.

• Se eu tiver um passe de um operador, como faço para andar nos transportes municipais de outro operador?

Bastará mostrar o seu Passe Municipal no autocarro, mesmo que de outro operador.

• A partir de quando poderei utilizar o novo passe?

O novo tarifário do passe estará em vigor a partir de 1 de maio de 2019.