Sensibilização
Sensibilizar a população para as regras, direitos e deveres na prevenção e defesa da Floresta contra incêndios florestais é um dos propósitos do Município de Amarante.
É nesse sentido que o Gabinete Técnico Florestal tem vindo implementar algumas ações, nomeadamente:
a. Semana da Floresta - atividades ao ar livre em contacto com a natureza com o intuito de sensibilizar e informar as crianças sobre a necessidade de preservar a floresta, assim como, transmitir os seus benefícios e recursos.
b. Dia da Floresta Autóctone - sensibilizar a população amarantina, em geral, e a população escolar, em particular, para a importância da Floresta e da sua preservação e promovendo a aproximação à Serra do Marão, é o objetivo desta iniciativa. Anualmente e de forma a honrar o compromisso o Município substitui as árvores mortas ou danificadas no Bosque do Centenário situado, na Serra do Marão, junto ao Parque da Lameira.
O Bosque do Centenário, criado em 2010, teve como objetivo plantar pequenos bosques de 100 árvores (no mínimo) de espécies autótones em cada um dos municípios de Portugal como forma de assinalar os 100 anos de instauração da República Portuguesa, assinalando esta efeméride com a plantação de “monumentos vivos” em cada um dos 308 municípios portugueses.
c. Dia Internacional da Floresta 2016 - O Gabinete Técnico Florestal contou com a participação das crianças e jovens do Clube de Férias da Páscoa para assinalar o Dia Internacional da Florestas . Esta iniciativa teve como intuito alertar para o papel fundamental das florestas no abastecimento do nosso planeta com água doce, essencial à vida. Para o efeito realizou-se uma Plantação de 200 árvores em Corvachã no dia 21 de março. Nos dias 22 e 23 de março assinalou-se o Dia da Água e da Meteorologia com visitas ao Viveiro Aquícola do Torno, em Ansiães, na Serra do Marão.