Smart Tourism: Aliar o digital à Experiência Turística de Amarante – iBeacons
Designação do projeto | Smart Tourism: Aliar o digital à Experiência Turística de Amarante – iBeacons
Código do projeto | P011117
Objetivo principal | Colmatar uma das necessidades de otimização e na melhoria da chegada de informação com interesse turístico aos moradores, visitantes e turistas.
Região de intervenção | Centro histórico, Largo Conselheiro António Cândido, Sta. Luzia e Parque Florestal – que corresponde ao centro da cidade de Amarante. Extensão de área em causa: 0.31 km2 ou 313326.73 m2.
Entidade beneficiária | Município de Amarante
Data de aprovação | 19-04-2017
Data de início | 18-12-2017
Data de conclusão | 27-12-2017
Custo total elegível |49 993,35 EUR
Apoio do Turismo de Portugal | 44 994,02 EUR
Apoio financeiro público nacional/regional | 4 999,33 EUR
Foram adquiridos os beacons e colocados nos locais considerados de fundamental interesse turístico, tendo ficado em reserva beacons para utilizações temporárias em eventos e reforço para futuros projetos em vias de serem lançados na área do turismo. Desenvolveu-se a APP Turística customizada denominada Amarante Tourism, utilizando já a marca criada para a comunicação turística de Amarante que permite uma interação com os beacons e com dispositivo climatérico de recolha de informações ambientais (temperatura e humidade), níveis de poluição do ar e sonora. O que nos permitirá uma melhor gestão da conservação do centro da cidade de Amarante.