“Frutificar” desafia famílias a ter uma alimentação saudável
No âmbito das sessões pedagógicas do projeto “Frutificar”, dirigido às crianças a frequentar o ensino pré-escolar público do concelho, estão a decorrer sessões de educação alimentar, até 27 de maio.
Este ano letivo propõe-se reforçar os benefícios nutricionais dos alimentos com recurso a degustação de alguns produtos. A atividade é realizada ao longo do horário escolar no contexto de jardim-de-infância. Num primeiro momento é apresentada uma pequena história intitulada “A lagartinha comilona” que aborda os malefícios de comer muitos alimentos não saudáveis. Pretende-se refletir sobre a importância de incluir hortofrutícolas na vida da criança e de ter uma refeição completa e equilibrada para a saúde.
De seguida tem lugar uma atividade dinâmica para que as crianças possam refletir e reproduzir o que aprenderam com a história, realizando um jogo constituído por 4 categorias diferentes: movimento/ação, adivinhas, desenho, prova e descobre. Assim, as crianças realizam atividades práticas, que consistem em provar alimentos e bebidas, explorando e aceitando novos alimentos; fazer exercício físico, realizando coreografias e movimentos de ação; desenhar alimentos e descobrir o alimento das diferentes adivinhas.
Durante algumas semanas as crianças têm desafios para cumprir utilizando um caderno de atividades, nomeadamente, para pintar, contar e desenhar alimentos e cantar uma música. Caderno esse que é levado para casa, numa lógica de envolver toda a família na missão da alimentação saudável.
Sensibilizar para a importância dos hortofrutícolas na alimentação; Consciencializar para a relação da alimentação com a saúde; Promover a experimentação, a aceitação e o consumo de hortofrutícolas e a importância da prática de atividade física são os principais objetivos desta medida.