Senhora da Ponte

Quem atravessa a Ponte de São Gonçalo em direção ao Mosteiro, depara-se com a Imagem de Nossa Senhora da Ponte embutida numa janela deste Mosteiro. Na realidade trata-se de um cruzeiro biface um dos raros exemplares existentes no país, completo e ricamente esculpido, retratando a Senhora da Piedade e Cristo Crucificado.

Trata-se de um cruzeiro medieval, datado do século XIV, de tipologia extremamente rara, de influência Galaico-Portuguesa, uma das poucas reminiscências medievais que a cidade encerra, com um elevado valor histórico – pela decoração e raridade – que acabou, após os desmoronamento da ponte, incrustado no local onde se encontrava – numa janela da Igreja de São Gonçalo e para o qual nunca foi destinado ou concebido, mas, certamente, lá colocado pela proximidade ao local onde originalmente esteve.

Atualmente encontra-se no exterior da Igreja de São Gonçalo uma réplica da "Senhora da Ponte”. A imagem original encontra-se no Museu de Arte Sacra - Dr. Luís Coutinho, após ter sido restaurada e onde pode ser visitada.