Heráldica

Brasão (ao centro da bandeira)

De vermelho, leão rampante de prata, empunhando na dextra um feixe de três setas de prata, atados por uma fita de ouro perfilada de negro, sustido por uma ponte de prata de três arcos, ameada, perfilada e lavrada de negro, movente dos flancos e sainte de um ondado de prata e azul em ponta. O escudo é circundado pelo colar da Ordem da Torre e Espada. A Coroa mural é constituída por cinco torres de prata. O Listel branco é composto pelos dizeres a negro Amarante.

Em termos de simbologia, a Coroa Mural de Cinco Torres é o símbolo de cidade; o Feixe de três setas representa o mártir São Sebastião e é um dos símbolos heráldicos da pedra de armas da antiga Casa da Câmara da Villa d’Amarante, concluída no reinado de D. Sebastião; o Leão significa a força, a grandeza e a coragem com que os amarantinos defenderam a causa nacional na II Invasão Francesa e ainda um dos símbolos heráldicos do antigo concelho de Gouveia de Riba-Tâmega; a Ponte ameada simboliza a antiga ponte de Amarante, a antiguidade do concelho e a união dos amarantinos; o Ondado de Prata representa o rio Tâmega; o Colar da Ordem da Torre e Espada simboliza a condecoração da Ordem da Torre e Espada com a qual Amarante foi agraciada pelos atos heróicos prestados ao serviço da Nação, aquando da IIª Invasão Francesa.

Bandeira

Gironada de verde e branco, cordões e borlas de prata e verde, haste e lança de ouro.

Selo branco

Circular, tendo ao centro as peças do escudo, circundadas por dois círculos concêntricos, entre os quais corre a legenda em maiúsculas “CÂMARA MUNICIPAL DE AMARANTE”.