Museu Municipal mostra gravuras de artistas portugueses e franceses
De 6 de agosto a 25 de setembro, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso expõe “20 graveurs Portugal-France”. A mostra vem para Amarante após ter estado patente na Mediateca da cidade francesa de Fontenay-aux-Rose. A inauguração da exposição terá lugar no próximo sábado, 6 de agosto, pelas 16h00.
A exposição, organizada pelo Grupo de Amigos do Museu e da Biblioteca, com a coloração do MMASC reúne trabalhos de 10 artistas de Portugal e França, quatro dos quais são de Amarante: Karin Somers, Júlio Cunha, Mário Peixoto e Manuel Augusto Silva.
Para Laurent Vastel, Presidente de Fontenay-aux-Roses, “as obras que integram a exposição representam o panorama da gravura contemporânea em Portugal e França, o que mostra a rica diversidade da sua expressão”.
Por sua vez, António Cardoso, diretor do MMASC escreve no catálogo da exposição: “Já, em 2010, tendo por fundo a prática das geminações, em Amarante recebíamos os ateliers Rigal, uma ode à Gravura e à persistência, na longa história, ultrapassando as conjunturas, afirmando-se, sobretudo, na gravura a talhe doce e com a extensão das oficinas à própria tipografia e alargamento, em 1966, a Cadaques (Espanha), no território de Salvador Dali.
Então referíamos, por afinidade, os tempos áureos da gravura moderna em Portugal, com Gravura/Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, sediada em Lisboa, editando litografias, linóleos, xilogravuras, águas-tintas, águas fortes, gravuras em cobre… e gravuras riscadas em acrílico, inovadoramente, da autoria de Almada Negreiros.
Os ateliês Rigal, dirigidos à data de 2010 por Nicole Rigall, ao ritmo das gerações Rigal, mantêm, ainda, aceitação local e institucional em Fontenay-aux-Rose, nos arredores de Paris (uma “village” de vilegiatura) estão na base da parceria desta exposição que religa a França e Portugal, através de 20 Artistas das duas Pátrias e com a exposição de 40 gravuras, em diferentes técnicas e expressões artísticas.
Daí o título da exposição realizada em Fontenay-aux-Roses e, agora, no Museu Amadeo de Souza-Cardoso: “20 graveurs | 40 gravures – Portugl | France”. Uma louvável iniciativa da Associaton des Amis d`Edmond J.J.Rigal/Amigos da Biblioteca/Museu Amadeo de Souza-Cardoso, com desejável receção pelos diferentes públicos”.