Amarante lidera projeto europeu para tornar a cidade mais amiga das crianças
Amarante é a cidade piloto do projeto europeu PLAYFUL-ED, uma iniciativa que procura integrar a visão das crianças no planeamento urbano. Financiada pelo programa ERASMUS+, esta medida é implementada pelo Município em parceria com as entidades Área Europa e Urban Foxes e visa testar uma abordagem que torna as cidades mais inclusivas e amigas dos mais novos, valorizando a sua visão e experiência do espaço urbano.
Ao longo de três dias, de 27 a 29 de novembro, O PLAYFUL-ED propõe-se sensibilizar a comunidade adulta para as necessidades e perspetivas únicas das crianças, ao mesmo tempo que promove a sua participação ativa na construção de ambientes urbanos mais acolhedores, seguros e adaptados.
O projeto convida os adultos a ver a cidade a partir da perspetiva de uma criança. Assim, esta sexta-feira e sábado, 28 e 29 de novembro, grupos de alunos da EB1/JI n.º 2 de Amarante (São Gonçalo) irão percorrer as ruas do centro histórico, acompanhados por encarregados de educação que serão desafiados a utilizar periscópios invertidos. Este dispositivo permite-lhes observar o espaço público a partir da perspetiva de uma criança, ou seja, mais perto do solo, com ângulos e desafios visuais diferentes.
Durante o trajeto, os participantes são convidados a observar atentamente o espaço público e a identificar aspetos que considerem importantes para melhorar a vivência urbana. Para apoiar este exercício, serão distribuídos autocolantes, post-its e outros materiais para desenhar ou fixar as suas ideias. O objetivo é captar a diversidade das suas perceções, promovendo o seu sentido crítico e cívico, numa atividade que termina com uma reflexão partilhada no Amarante Cine-Teatro.
Para Ricardo Vieira, vereador com o pelouro do urbanismo, “a participação dos alunos é essencial para o sucesso do projeto. O seu olhar ajuda-nos a compreender como vivem a cidade e permite integrar essa visão nos processos de reflexão e de tomada de decisão municipal, nomeadamente na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Amarante e no Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável. (PAMUS). Com o PLAYFUL-ED, reforçamos a prioridade que damos a políticas urbanas participadas e centradas nas pessoas, aproximando-nos de um modelo de cidade mais inclusiva, moderna e preparada para o futuro.”
O programa inclui ainda reuniões de trabalho com várias entidades, nomeadamente, diretores de escolas, Associações de Pais, associações empresariais, Presidentes de Junta e diferentes serviços municipais, garantindo o envolvimento da comunidade de forma transversal e integrada.