Amarante cria Núcleo de Planeamento e Intervenção nas Pessoas Sem-Abrigo



O Município de Amarante criou o Núcleo de Planeamento e Intervenção nas Pessoas Sem-Abrigo (NPISA), uma estrutura que visa reforçar a intervenção social junto de pessoas em situação de sem-abrigo, através de uma ação articulada com os parceiros da Rede Social, alinhada com a Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2025-2030 (ENIPSSA).
A constituição do NPISA foi formalizada em sessão plenária do Conselho Local de Ação Social de Amarante (CLAS), que decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal. A cerimónia incluiu a assinatura do Protocolo de Parceria entre várias entidades com intervenção social no território, que assumem agora o compromisso conjunto de aprofundar o diagnóstico local, definir um plano de ação e desenvolver respostas integradas, com foco tanto na intervenção como na prevenção.
O modelo de atuação do NPISA baseia-se na rentabilização de recursos humanos e financeiros já existentes, evitando duplicação de respostas e promovendo uma intervenção mais qualificada e centrada nas necessidades do indivíduo, da família e da comunidade.
Integram este protocolo o Instituto da Segurança Social; Área Territorial do Baixo Tâmega da Unidade Local de Saúde; Instituto do Emprego e Formação Profissional, Santa Casa da Misericórdia de Amarante; Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Meã e Centro Social e Cultural da Paróquia do Divino Salvador de Real.
A Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo 2025-2030 propõe respostas imediatas e sustentáveis para as pessoas que enfrentam ou estão em risco de enfrentar esta realidade, promovendo soluções de longo prazo, com base na dignidade, inclusão e autonomia. A criação do NPISA de Amarante é um passo nesse sentido, marcando o início de um trabalho colaborativo e estruturado no combate à exclusão social.