António Vitorino d’Almeida lança “Storyboard” em Amarante
“Storyboard” é o nome do livro de frases e desenhos que o maestro António Vitorino d’ Almeida apresenta em Amarante, no próximo sábado, 28 de maio, pelas 16h00, no auditório da Biblioteca Municipal Albano Sardoeira (BMAS).
Trata-se da obra mais recente do consagrado músico e compositor português que refere “fui colecionando ao longo da minha vida frases e desenhos, que refletem, de alguma forma, o mundo português entre os anos 40, quando nasci, e o 25 de abril de 1974. Os hábitos, a maneira de falar e a forma de vestir de toda essa época estão espelhados nesta compilação, agora transformada em livro”.
O termo cinematográfico storyboard é usado quando o realizador traduz o texto do guião em imagens que serão as sequências dos planos, localizando os ambientes e colocando em cena as personagens. Esta maneira de dar forma às ideias do realizador inspirou António Vitorino d’ Almeida a criar “170 desenhos que estão no livro, sem objetivo artístico, para que se perceba melhor as frases sem sentido nenhum mas que ao aparecerem numa cena, já se justificam em pleno”, acrescentou o maestro.
Para Vitorino d’Almeida, voltar a Amarante é “regressar a uma terra de grandes vultos da arte, um local onde a cultura tem um lugar próprio e é respeitada como tal. Em Amarante, sinto que estou em casa e acredito que começo a fazer parte integrante da vida desta cidade”.
Ainda na BMAS e paralelamente ao lançamento do “Storyboard”, estará patente uma exposição com alguns desenhos da autoria do maestro.
Poucos seriam capazes de supor que António Vitorino d’Almeida desenharia desta forma tão divertida e satírica, com laivos de pura ironia bem ao seu estilo. “Sempre gostei destas temáticas relacionadas com o absurdo”, explica o maestro, que apresenta desenhos a preto e branco, acompanhados por sarcásticas e bem-humoradas frases que irão divertir o leitor.