Até 15 de janeiro, decorre a votação do público para o projeto de Amarante nos Green Destinations Awards
O Município de Amarante está nomeado para o People’s Choice Award – Green Destinations Story Awards 2026 e integra a lista Green Destinations Top 100 Stories, estando a votação do público a decorrer até 15 de janeiro, aqui.
A candidatura diz respeito ao projeto de requalificação das margens do rio Tâmega, desenvolvido pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal em parceria com a E.RIO, que visa a adaptação às alterações climáticas, a prevenção do risco de cheias e a recuperação ecológica da frente ribeirinha. A intervenção incluiu, entre outros trabalhos, a plantação de árvores autóctones e a estabilização das margens do rio.
A nomeação foi anunciada durante o Sustainable Destinations Forum 2025, realizado em outubro, no Dubai, que reuniu destinos e especialistas internacionais na área do turismo sustentável.
Para o presidente da Câmara Municipal de Amarante, Jorge Ricardo, “esta nomeação reconhece um trabalho estruturado e consistente na valorização do território e na relação de Amarante com o rio Tâmega. A votação pública é uma oportunidade para dar visibilidade internacional a um projeto que responde a desafios ambientais concretos”.
Esta não é a primeira vez que projetos de Amarante são reconhecidos. Na última edição, o festival Há Fest! integrou o Top 100 de Histórias de Destinos Verdes, destacando-se pelo impacto positivo e pela responsabilidade social.
Os Green Destinations Top 100 Stories distinguem, anualmente, projetos que promovem uma gestão sustentável dos territórios e dão visibilidade a iniciativas que valorizam as comunidades e protegem o património.