Ciclo “Ler Pascoaes” de regresso ao Lugar Saudade em 2026
No próximo ano, o universo poético de Teixeira de Pascoaes continua a ganhar vida em Amarante através do ciclo “Ler Pascoaes”. De janeiro a abril vão decorrer novas sessões de leitura pública que convidam à descoberta, ou redescoberta, do poeta-filósofo da saudade.
O calendário de 2026 arranca a 24 de janeiro com a leitura de JESUS E PÃ [1903] e PARA A LUZ [1904], dois livros que segundo o curador José Rui Teixeira são “muito intensos: o primeiro, um longo poema que antecipa o fôlego e a espessura do imaginário de um livro como MARÂNUS [1911], o segundo profundamente marcado pelo trágico suicídio do irmão António, em Coimbra. Estes dois livros não foram integrados na edição que o próprio Teixeira de Pascoaes organizou da sua poesia, entre 1929-1932, mas assumem a abertura dos ângulos de uma semântica que afirmará a singularidade de Teixeira de Pascoaes como poeta e como filósofo”.
Seguem-se leituras de textos como Vida Etérea (21 de fevereiro), As Sombras (21 de março) e Senhora da Noite (18 de abril). As sessões decorrem sempre das 15h00 às 16h30, têm entrada gratuita e estão sujeitas à lotação do espaço.
Os encontros, conduzidos pelo investigador e curador José Rui Teixeira, consistem na leitura de excertos antológicos da obra pascoaesiana, acompanhados de breves notas de contextualização histórico-cultural. Mais do que simples leitura, a iniciativa pretende proporcionar momentos de fruição literária, reflexão e aproximação sensível ao universo criativo de Pascoaes.
O ciclo “Ler Pascoaes” integra a programação do “Lugar Saudade – Teixeira de Pascoaes”, instalado na Casa da Cadeia. O espaço, dedicado à promoção e valorização do legado do autor, reúne objetos pessoais, documentos, fotografias e mobiliário.
O espaço pode ser visitado de segunda-feira a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.