Descobrir Nadir Afonso é a proposta para o mês de janeiro
O Serviço Educativo do Departamento de Cultura promove, durante o mês de janeiro, duas atividades dedicadas à obra de Nadir Afonso, dirigidas a públicos distintos e pensadas para proporcionar experiências de descoberta, experimentação e criação artística.
A primeira iniciativa acontece a 17 de janeiro, entre as 10h00 e as 11h30, no âmbito do SAB’Arte sob o mote “As cidades em movimento de Nadir Afonso”, e destina-se a crianças e jovens dos 6 aos 12 anos. Com um número máximo de 15 participantes, a atividade é gratuita, mediante inscrição obrigatória aqui.
Nesta ação, crianças e jovens são convidados a conhecer a vida e a obra de Nadir Afonso e a mergulhar no seu universo artístico. A partir de uma visita à exposição “Nadir Afonso: Território de Absoluta Liberdade”, os participantes irão observar elementos centrais da linguagem do artista – formas geométricas, linhas, cores e movimento – que servirão de inspiração para a criação de um trabalho artístico dedicado à cidade de Amarante, evocando o conceito de “Espacillimité”.
A segunda proposta realiza-se a 23 de janeiro, das 21h00 às 22h30, no Museu de Arte Moderna Amadeo de Souza-Cardoso, para mais uma visita noturna transformando o museu num espaço de experimentação. Destinada a participantes com mais de 14 anos, esta atividade, também gratuita e limitada a 15 pessoas, requer inscrição prévia.
Mais do que uma visita de caráter biográfico ou histórico, esta experiência propõe uma imersão ativa no pensamento plástico de Nadir Afonso, explorando a relação entre forma, geometria, movimento e ritmo visual presente na exposição. A visita prolonga-se numa componente prática, onde, a partir da análise e fragmentação de elementos de uma obra do artista, os participantes são desafiados a construir uma composição cinética, ativando o olhar, o corpo e o pensamento criativo.