Município de Amarante avança com Programa de Esterilização de cães e gatos

A Câmara Municipal de Amarante aprovou, recentemente, em reunião do Executivo, a implementação do Programa Municipal de Esterilização de Cães e Gatos, uma medida dirigida a todos os munícipes detentores de animais de companhia que tem como objetivo promover a proteção animal, combater a sobrepopulação e prevenir o abandono.
Inserida na política municipal de bem-estar animal, esta medida representa um compromisso com o controlo da população de animais errantes, complementando ações já em curso como campanhas de adoção, identificação eletrónica e vacinação.
O programa destina-se a tutores de cães e gatos com mais de seis meses de idade, devidamente identificados e, no caso dos cães, vacinados contra a raiva. Cada agregado familiar poderá candidatar-se à esterilização de um animal, beneficiando de vales comparticipados para a realização do procedimento em Centros de Atendimento Médico-Veterinário aderentes no concelho. Para esta iniciativa, o Município disponibilizou uma verba de 10 mil euros, permitindo que a esterilização seja gratuita até esgotar o valor.
Para aderir ao programa, os interessados devem formalizar a candidatura junto do Gabinete Médico Veterinário Municipal, mediante apresentação de comprovativo de residência e o boletim sanitário e identificação do animal (registo e microchip).
A medida será acompanhada por um processo de monitorização contínua, de forma a avaliar a eficácia e o impacto na redução de abandonos no concelho.