Município promove atividades culturais para todos os públicos em fevereiro
Em fevereiro, o Serviço Educativo do Departamento de Cultura do Município de Amarante, oferece várias iniciativas que permitem ao público descobrir, experimentar e criar, promovendo experiências artísticas únicas e interativas e todas requerem inscrição prévia aqui.
No dia 16 de fevereiro, o espírito carnavalesco ganha vida no Workshop “Carnaval: Reviver Tradições” dedicado aos costumes antigos de Carnaval, pensado para crianças dos seis aos 12.
Durante a atividade, a ter lugar no Museu de Arte Moderna Amadeo de Souza-Cardoso, entre as 9h00 e as 12h00 e das 14h00 às 17h00, os participantes terão a oportunidade de conhecer e recriar elementos tradicionais associados ao Carnaval, com destaque para a famosa Corrida do Compadre e da Comadre, também conhecida como “Corrida da Macaca”. Será um momento único para explorar o significado destas tradições e construir as figuras ligadas a esta prática ancestral.
A ação conta com a presença de António Pereira, da Associação Desportiva de Amarante, que irá partilhar conhecimentos, histórias e técnicas que darão ainda mais vida a esta experiência cultural.
Com um número máximo de 15 participantes, a iniciativa tem o custo de um euro.
No mesmo dia, mas na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira – Polo de Vila Meã, acontecerá, das 9h30 às 12h00 e das 14h00 às 17h00, o Workshop “Carnaval Caricatural com Manuel Monterroso” inspirado no caricaturista Manuel Monterroso. A atividade combina arte, humor e criatividade e desafia as crianças dos seis aos 12 a transformar o universo das caricaturas em algo lúdico e festivo.
A participação, limitada a 15 participantes, tem o custo de um euro.
A 21 de fevereiro, entre as 10h00 e as 11h30, o Museu de Arte Moderna Amadeo de Souza-Cardoso acolhe mais uma sessão do Sab’Arte “Criar a partir da Terra”, uma atividade educativa especialmente pensada para crianças dos seis aos 12, que parte da obra paisagística de Amadeo de Souza-Cardoso.
Os participantes irão abordar conceitos como paisagem, memória, identidade e transformação, refletindo sobre a forma como o espaço natural pode ser observado, sentido e recriado através da arte. O evento combina momentos de observação orientada, diálogo e experimentação plástica, estimulando a curiosidade, a imaginação e o pensamento crítico.
As inscrições, gratuitas, são limitadas a 15 participantes.
Fechamos fevereiro com a visita guiada noturna “Serão em Voz Alta”, a 27, entre as 21h00 e as 22h30, ao Lugar Saudade – Teixeira de Pascoaes. O público maior de 14 anos é convidado a experienciar o espaço de uma forma
totalmente renovada, transformado num lugar de voz, onde a memória e silêncio ganha expressão através da palavra.
A iniciativa propõe um diálogo entre a palavra e a sombra, dando forma ao invisível, permitindo aos participantes mergulharem num ambiente onde a perceção se afina, a escuta se intensifica e a palavra assume o papel central na interpretação do espaço.