Preços dos passes em Amarante não sobem em 2026
No âmbito do Orçamento Municipal para 2026 aprovado na reunião de Assembleia Municipal de 27 de dezembro, foi assegurada a manutenção dos preços dos passes dos transportes públicos, garantindo que os títulos de uso regular não sofrem qualquer aumento no próximo ano.
Para garantir esta opção, a Câmara Municipal irá suportar uma verba na ordem de um milhão de euros, destinada a compensar os custos associados ao serviço público de transporte VIA – Viagens de Amarante, concessionado à empresa RodoAmarante. Trata-se de um esforço orçamental significativo, que traduz uma aposta estratégica do executivo na mobilidade sustentável e no apoio às famílias.
Na prática, o tarifário de 2026 mantém-se globalmente igual ao de 2025, registando apenas um ajuste pontual nos bilhetes ocasionais. Desta forma, o Município salvaguarda os utilizadores regulares de transporte público, promove a mobilidade sustentável e assegura o cumprimento do enquadramento legal em vigor.
O transporte público é assumido como um eixo estruturante do desenvolvimento sustentável do concelho. Do ponto de vista social, esta política garante o direito à mobilidade e promove a inclusão social e territorial, assegurando deslocações acessíveis, regulares e seguras.
Para o Vereador com o pelouro da Mobilidade, Fernando Moura e Silva, esta decisão reflete uma opção clara do executivo, considerando que “a manutenção dos preços dos passes em 2026, aprovada em Orçamento, demonstra o compromisso do Município com a mobilidade como um direito essencial. É um investimento nas pessoas, na coesão social e num modelo de desenvolvimento mais sustentável para Amarante”.