Radar Social reforça rede de proximidade em Amarante
O Radar Social, projeto piloto integrado na Rede Social do Município de Amarante, está no terreno com sessões de proximidade, que percorrem as 26 freguesias do concelho com o objetivo de identificar, orientar e encaminhar situações de vulnerabilidade social.
Estas sessões permitem uma intervenção direta e próxima da população, reforçando a intervenção social de primeira linha e possibilitando a identificação de pessoas, famílias ou grupos em risco social, mesmo quando ainda não se encontram sinalizados nos sistemas formais de apoio. A iniciativa é desenvolvida por uma equipa técnica multidisciplinar, orientada pelo princípio europeu de que “ninguém fica para trás”.
O ciclo de sessões teve início a 17 de dezembro, na Freguesia de Gondar, e continua já esta terça-feira, 13 de janeiro, a partir das 9h30, na União das Freguesias de Olo e Canadelo, junto à Igreja de Olo. No dia 22 de janeiro, pelas 14h30, o Radar Social estará na Freguesia de Vila Meã, seguindo-se a Freguesia de Travanca, no dia 27 de janeiro, às 9h30.
As sessões de proximidade são realizadas em estreita articulação com os parceiros locais, designadamente Juntas de Freguesia e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), com o objetivo de divulgar o projeto e facilitar a identificação de situações que possam necessitar de respostas sociais adequadas.
Todas as sinalizações são confidenciais e podem ser efetuadas por qualquer cidadão, através do email radar.social@cm-amarante.pt, do contacto telefónico 255 420 233, ou mediante o preenchimento do formulário disponível aqui.