Recorde de participantes marca Encontro de Cantadores de Janeiras em Amarante
O Mercado Municipal de Amarante foi palco, no passado domingo, 25 de janeiro, de mais uma edição do Encontro de Cantadores de Janeiras, que marca a celebração da cultura popular. O evento assinalou um novo máximo de participação, reunindo 30 grupos do concelho e um total de 736 cantadores, num encontro que transformou o espaço num verdadeiro palco de memória coletiva.
Na abertura da iniciativa, o Presidente da Câmara Municipal, Jorge Ricardo, destacou a importância de preservar esta herança imaterial, agradecendo aos participantes “por quererem manter esta tradição tão bonita de cantar as Janeiras”. O autarca evocou ainda o percurso recente dos grupos pelas freguesias do concelho, “porta a porta, levando uma mensagem de boa nova, com desejos de um bom ano”, sublinhando o valor simbólico e comunitário desta prática.
A tarde ficou marcada por momentos de música, convívio e partilha intergeracional, numa homenagem coletiva a todos quantos, ao longo do ano, dinamizam atividades socioculturais no concelho.