Home » Serviços » Desenvolvimento e Coesão Social » Conversas de Igual para Igual – I Congresso Internacional de Intervenção Comunitária e Transformação Social
Amarante recebe, nos dias 5, 6 e 7 de novembro, as Conversas de Igual para igual: I Congresso Internacional de Intervenção Comunitária e Transformação Social, uma iniciativa integrada na Campanha Amarante de Igual para Igual, promovida pelo Município de Amarante em parceria com a Universidade Portucalense UPT e com o apoio científico do CINTESIS.UPT/RISE Health.
Ao longo de mais de uma década, a Campanha Amarante de Igual para Igual tem afirmado o seu compromisso na promoção da igualdade de oportunidades, da inclusão e não discriminação. Em 2025, a iniciativa ganha uma nova dimensão com a realização do primeiro congresso internacional dedicado à intervenção comunitária, que reunirá especialistas, investigadores e profissionais de diferentes áreas.
O programa arranca a 5 de novembro, com workshops pré-congresso e uma atividade em formato World Café, que juntará profissionais de Portugal e Espanha. Nos dias 6 e 7 de novembro, no Amarante Cine-Teatro, terão lugar as sessões temáticas, mesas-redondas e intervenções de keynote speakers, centradas nos desafios das famílias e na transversalidade da intervenção em contextos sociais e comunitários.
Inscrições aqui
Comissão de Honra
Jorge Ricardo | Presidente da Câmara Municipal de Amarante
Fernando Ramos | Reitor da Universidade Portucalense
Óscar Gonçalves | Diretor do CINTESIS.UPT@RISE-Health
Comissão Organizadora
Alda Barbosa | Divisão de Desenvolvimento e Coesão Social do Município de Amarante
Alexandra M. Araújo | Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense & CINTESIS.UPT@RISE-Health
Ana Bártolo | Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense & CINTESIS.UPT@RISE-Health
Elisabete Ferreira | Divisão de Desenvolvimento e Coesão Social (DDCS) do Município de Amarante
Estrela Carvalho | Divisão de Desenvolvimento e Coesão Social (DDCS) do Município de Amarante
Pedro F.S. Rodrigues | Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense & CINTESIS.UPT@RISE-Health
Sandra Liliana Teixeira | Divisão de Desenvolvimento e Coesão Social (DDCS) do Município de Amarante, Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense & CINTESIS.UPT@RISE-Health
Comissão Técnico-Científica
Alexandre Teixeira | Associação CAIS & Ordem dos Psicólogos Portugueses
Ana Conde | Universidade Portucalense & CINTESIS.UPT@RISE-Health
Ana Paula Caetano | Intrepid Lab, CETRAD, Universidade Lusófona & CLISSIS, Lusiada Research Center on Social Work and Social Intervention
Andreia Nisa | Associação Existências & INSIGHT: Piaget Research Center for Ecological Human Development
André Louro | Europacolon Portugal, Instituto Piaget – ISEIT/Viseu & INSIGHT: Piaget Research Center for Ecological Human Development
Cristina Queirós | Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto
Elsa Guedes Teixeira | Universidade Portucalense
Isabel S. Silva | Instituto Piaget – ISEIT/Viseu & INSIGHT: Piaget Research Center for Ecological Human Development
Joana Andrade | Universidade Portucalense & CINTESIS.UPT@RISE-Health
Maria Araújo | Universidade Portucalense
Patrícia Pinheiro | Universidade da Maia
Rui Abrunhosa Gonçalves | Universidade Portucalense & CINTESIS.UPT@RISE-Health
Sandra Fernandes | Universidade Portucalense
Sara M. Fernandes | Universidade Portucalense & CINTESIS.UPT@RISE-Health
Sofia Ramalho | Ordem dos Psicólogos Portugueses
Susana Cardoso | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro & Universidade da Maia
Comissão de Prémios
Alda Barbosa | Chefe de Divisão de Desenvolvimento e Coesão Social do Município de Amarante
Óscar Gonçalves | Diretor do CINTESIS.UPT@RISE-Health & Coordenador do Doutoramento em Psicologia Clínica e Aconselhamento do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense
Alexandra M. Araújo | Diretora do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense
Sandra Fernandes | Coordenadora do Gabinete de Inovação Pedagógica da Universidade Portucalense & Coordenadora do Mestrado em Inovação em Educação do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense
Pedro F. S. Rodrigues | Coordenador do Grupo de Investigação Neurociência Cognitiva Translacional do CINTESIS.UPT@RISE-Health & Coordenador da Licenciatura em Psicologia do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense
POSTERS CIENTÍFICOS | 06 e 07 de novembro
[A1.1.] “Alone but Supported? Loneliness in Old Age within the Context of Social Care.”
[A2.1.] Between Isolation and Connection: The Day Centre as a Space for Relationships and Affection
[A3.1] From Training to Practice, and from Practice to Training: Reflections — Between Amarante and Lisbon — on Community Intervention in Public Housing Contexts
[A4.1] Capital, the State, and Education: The Structural Crisis and the Dispute over the Public Fund in Brazil (2010–2024)
[A6.1] Strengthening the Relationship to Strengthen Parenting: The Role of Couple and Parental Dynamics in Fathers’ Self-Efficacy and Well-Being
[A8.1] Deservingness Criteria in Social Work: Applying the CARIN Model in Welfare Decision-Making
[A9.1] Between Enthusiasm and Unease: social work students’ perceptions of artificial intelligence in academic training
[A10.1] Exploring Alzheimer’s Disease Experience: A Case Study from the Assimilation Model Perspective
[A12.1] Perception of Palliative Care in Metastatic Breast Cancer: A Research Study
[A14.1] Participatory Intervention Using Digital Stories: Promoting Well-being and Social Inclusion of People in Vulnerable Situations
[A15.1] Community Empowerment in Mental Illness and Palliative Care
[A16.1] Compassionate Communities: Community Empowerment on Palliative Care
[A17.1] The impact of grandparent-grandchild relationships on adolescents’ socioemotional competencies
[A19.1] Learning and Digital Technologies in Prison Contexts: Fostering Social and Digital Inclusion
[A20.1] Intergenerational contact, aging anxiety, and ageism: A study with young adults
[A21.1] Participation in Yoga Sessions in a School Context: Children’s Experiences
[A22.1] Yoga at School: The Perception of Teachers and Family
[A23.1] Older Adults’ Perception of Health Risks During Heatwaves: A Scoping Review
[A24.1] The Role of Spiritual Well-being in the Relationship between Depression, Anxiety, Health Perception, and Psychological Well-being in Older Adults: Preliminary Results
[A25.1] Life satisfaction and mental health among young university student caregivers
[A27.1] Digital challenges and opportunities in child and youth protection: strengthening professional competencies for the digital age
[A28.1] Care4_YC.PT – Cuidar de Quem Cuida: Jovens Cuidadores em Portugal — Conhecer, Reconhecer e Apoiar a Partir da Comunidade
[A29.1] Mediation and socio-educational intervention: the role of the social educator in the prevention of addictive behaviors in school
[A30.1] It’s UPTo You Project: Empowering Students Through Co-Creation and Pedagogical Innovation at Portucalense University
[A31.1] Service-Learning as a Pedagogical Approach: Empowering Students for Community Intervention and Social Transformation
[A35.1] Drug Use and Health Promotion among People in Prison: Evidence from the inPAR Project
[A37.1] Aprendizagem Baseada em Projetos/Problemas na coconstrução do conhecimento no Agrupamento de Escolas de Vilela
[A38.1] Cognitive Flexibility and Emotional Regulation as Predictors of Aggressive Behaviour in University Students
[A39.1] Impact of Adverse Childhood Experiences on Aggressive Behaviour
[A40.1] The Role of the Student Support Office as an Agent of Social Transformation: An International Internship Report
[A41.1] Santa Maria Solidária in Action: Promoting Social and Life Skills through Community Volunteering Projects
[A42.1] Praxis and Interculturality in Psychology: A Cross-Cultural Internship Experience
[A43.1] Memory2CARE: A study protocol for the development and feasibility testing of a smartphone-based Augmented Reality application for prospective memory rehabilitation in cancer patients
Workshops Pré-Congresso
09h00 – 13h00 | Casa da Juventude de Amarante
“InGaming vai às Escolas – Prevenção das adições aos videojogos e promoção do jogo saudável”
Formadora: Cátia Viana & Alexandra Lima
N.º de participantes: 30
10h00 – 12h00 | Auditório do Solar de Magalhães
“Prevenção dos CAD – das Perspetivas Europeias às Estratégias Locais”
Formadora: Purificação Anjos | Equipa de Prevenção do CRI Porto Central, ICAD
N.º de participantes: 25
14h30 – 17h00 | Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal
“Autonomia, Inclusão e Valorização dos Cuidadores Informais: Do Estatuto às Práticas de Intervenção Humanizadas”
Formadora: Helena Pereira | Professora Auxiliar Convidada da Universidade Portucalense
N.º de participantes: 25
World Café
14h30 – 17h00 | ACORDE, Amarante Cinte-teatro
“Vozes da Comunidade – Estratégias Coletivas para o Bem-Estar Familiar em Contextos de Vulnerabilidade”
Dinamizadores: Alexandra M. Araújo, Ana Bártolo & Pedro F. S. Rodrigues
N.º de participantes: 30
O World Café é uma metodologia participativa que cria um ambiente de diálogo aberto, troca de experiências e construção colaborativa de soluções. Nesta sessão, os participantes irão:
▪ Explorar os desafios enfrentados por famílias multidesafiadas em acompanhamento social;
▪ Partilhar práticas bem-sucedidas do trabalho no terreno;
▪ Propor ideias e estratégias coletivas para promover o bem-estar familiar.
A dinâmica incentiva a colaboração entre profissionais e outros agentes comunitários, permitindo que diferentes perspetivas se encontrem e se transformem em ações práticas e inovadoras. A sessão envolve a criação de pequenos grupos de trabalho rotativos, discussões orientadas e registo de ideias, promovendo a interação e o co-desenvolvimento de soluções.
O trabalho desenvolvido ao longo desta sessão será consolidado num booklet orientador da prática, que será posteriormente publicado. As principais conclusões serão também partilhadas no último dia do evento, garantindo que todos os participantes tenham acesso aos resultados e recomendações.
A participação é aberta a todos os profissionais, mas as inscrições são limitadas (máximo 30 pessoas), garantindo um espaço de diálogo efetivo e produtivo.
* Programa em atualização
09h30
Sessão de Abertura
Jorge Ricardo | Presidente da Câmara Municipal de Amarante
Fernando Ramos | Reitor da Universidade Portucalense Infante D. Henrique
10h00
Mesa Redonda
PAINEL I – “O Inimigo Silencioso”: Quais os desafios familiares na Era Digital?
Maria João Horta | Especialista e investigadora da área da Cidadania e Educação Digital
Rute Santos | Professora Associada do Instituto de Educação da Universidade do Minho
Moderação | Elsa Teixeira e Sandra Fernandes (Universidade Portucalense)
10h45
Pausa para café | Sessão de Posters
⠀
11h15
Sessão Temática
PAINEL II – Família ao Longo da Vida: o papel das comunidades pró-envelhecimento
Elísio Costa | Tecnologia ao serviço do envelhecimento ativo – “Estamos Preparados?”
Professor Auxiliar da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto
Ramón Lópes-Higes | Ideias falsas sobre o envelhecimento: desafios e oportunidades para comunidades pró-envelhecimento
Professor Titular da Universidade Complutense de Madrid
Moderação | Sara M. Fernandes (Universidade Portucalense & CINTESIS.UPT@RISE-Health)
12h30
Almoço
14h30
Momento Cultural
Tuna Académica da Universidade Portucalense
14h45
Mesa Redonda
PAINEL III – “Redes em Ação”: Políticas e Parcerias Comunitárias na Promoção da Saúde Mental das Famílias
Joana Dias Alexandre | Membro da Direção Nacional da Ordem dos Psicólogos Portugueses
Teresa Dias | Investigadora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Moderação | Óscar Gonçalves (Universidade Portucalense & CINTESIS.UPT@RISE-Health)
16h00 | Comunicações Livres | Da Vulnerabilidade à Transformação”: Desafios, Estratégias e Boas Práticas para a Intervenção nas Comunidades
“Domestic Violence Against Women and Social Isolation: State of the Art and Future Paths for Intervention”
“Navigating Challenges”: Strengths and Gaps in Psychosocial Support for Multi-Challenged, Low-Income Families with Dependent Children”
“Caring for those who care: reflective groups with multiprofessional teams who care for children with disabilities and their families”
“Caring for the Carers: Exploring Differences Between Formal and Informal Caregiving Roles”
“Best Practices for Implementing Emotional Intelligence Programs in Young Adults”
Moderação | Pedro F. S. Rodrigues (Universidade Portucalense & CINTESIS.UPT@RISE-Health)
17h00 | Sessão de Posters
17h15 | Visita Guiada ao Centro Histórico de Amarante
19h30 | Jantar Social
* Programa em atualização
09h30 | Comunicações Livres | Da Ação Local à Mudança Social”: Entre a Participação e o Desenvolvimento de Competências
“Rapid Assessment of Professional Activism (PA-RA) in Portugal’s Inland Regions”
“Promoting psychosocial adjustment through Participatory Arts: The RadioATIVIDADE Experience in Prison Contexts”
“Contextual Factors Related to the Development of Social-Emotional Competencies in Residential Care”
“Parental Education as a Tool to Prevent the Loss of Talents”
Moderação | Ana Bártolo (Universidade Portucalense & CINTESIS.UPT@RISE-Health)
10h15
Pausa para café | Sessão de Posters
⠀
10h45
Momento Cultural
Conservatório de Amarante
11h00
Sessão Temática
PAINEL IV – Educação como ferramenta de empowerment das famílias
Sofia Castanheira Pais | A inovação na experiência educativa como um espaço de transformação
Professora Auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
ONLINE – Rosario Cabello | Educar na Inteligência Emocional: Da Investigação à Ação
Professora Associada da Universidade de Málaga
Moderação | Alexandra M. Araújo (Universidade Portucalense & CINTESIS.UPT@RISE)
12h30
Almoço
14h30
Mesa Redonda
PAINEL V – Prevenção e intervenção em contexto de violência familiar: Qual o impacto do trauma?
Paulo Sargento | Professor Auxiliar na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Renata Benavente | Chefe de Divisão de Intervenção na Saúde na Câmara Municipal de Almada
Mário Jorge Mendes | Procurador da República (DIAP Regional do Porto – SEIVD-NAP de Matosinhos)
Moderação | Elisabete Ferreira (Divisão de Desenvolvimento e Coesão Social (DDCS) do Município de Amarante)
15h15
Sessão temática
PAINEL VI – Experiências Adversas e Trajetórias Criminais: Construindo Pontes para a Reinserção Social
Rui Abrunhosa Gonçalves | Da Vitimização à Agressão Sexual: Compreender Perfis para Intervir
Professor Associado da Universidade Portucalense
ONLINE – Rodrigo Jesús Carcedo González | Crianças em Contextos de Privação de Liberdade: Trajetórias e Riscos
Moderação | Isabel S. Silva | Instituto Piaget – ISEIT/Viseu & INSIGHT: Piaget Research Center for Ecological Human Development & Joana Andrade | Universidade Portucalense CINTESIS.UPT@RISE-Health
16h15 | Vozes da Comunidade: Síntese do World Café
Moderação | Alexandra Araújo, Ana Bártolo & Pedro F. S. Rodrigues (Universidade Portucalense & CINTESIS.UPT@RISE-Health)
16h45 | Atribuição de prémios
Alda Barbosa | Chefe da Divisão de Desenvolvimento e Coesão Social (DDCS) do Município de Amarante
Ana Bártolo | Universidade Portucalense & CINTESIS.UPT@RISE-Health
17h00 | Encerramento
Alexandra M. Araújo
Diretora do Departamento de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense & CINTESIS.UPT@RISE
Eugénia Teixeira
Vice-Presidente da Câmara Municipal de Amarante
* Programa em atualização
| Cookie | Duração | Descrição |
|---|---|---|
| cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics". |
| cookielawinfo-checkbox-functional | 11 meses | O cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional". |
| cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 meses | Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário". |
| viewed_cookie_policy | 11 meses | O cookie é usado para armazenar se o utilizador consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
| Cookie | Duração | Descrição |
|---|---|---|
| qtrans_admin_language | 12 meses | Usada para guardar a linguagem selecionada por utilizador logado. |
| qtrans_front_language | 12 meses | Usada para guardar a linguagem selecionada pelo utilizador. |
| viewed_cookie_policy | 11 meses | O cookie é usado para armazenar se o utilizador consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
| wp-settings-1 | 12 meses | Usado para guardar configurações para utilizadores logados. |
| Cookie | Duração | Descrição |
|---|---|---|
| __utma | 12 meses | Usado para distinguir usuários e sessões. O cookie é criado quando a biblioteca JavaScript é executada e não há cookies __utma. É atualizado sempre que os dados são enviados ao Google Analytics. |
| _ga | 12 meses | Usado para distinguir utilizadores pelo Google Analytics. |
| cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 meses | O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics". |