Amarante assinala Dia Internacional dos Monumentos e Sítios com atividades para o público infanto-juvenil e para agentes turísticos e culturais
Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, o Município de Amarante promove duas atividades dirigidas ao público infanto-juvenil e aos agentes turísticos e culturais que atuam no território rural amarantino, nos domínios do Património Cultural edificado, móvel, arqueológico e imaterial, indo de encontro ao tema deste ano: “Património e Clima”.
A primeira iniciativa, “SAB’ARTE’ – O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios… ‘docinhos'”, realiza-se no próximo sábado, 16 de abril, no Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso (MMASC). Entre as 10h00 e as 11h30, crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos vão fazer uma visita guiada e observar as representações de paisagens e ambientes quotidianos nas obras de Amadeo de Souza-Cardoso e, no final, reúnem-se na sala do projeto educativo para uma criação livre sob o tema da Páscoa. Pelo Claustro do Museu vão ser escondidos ovos e, através de pistas, as crianças são convidadas a participar numa caça aos ovos.
A participação nesta atividade é gratuita (limitada a 10 crianças), mas de inscrição obrigatória até ao dia 15 de abril no site do MMASC ou através do formulário.
Dia 19 realiza-se a segunda atividade do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Tendo como mote “Roteiro: paisagens e ambientes rurais – um legado a preservar e a divulgar”, esta iniciativa leva os participantes a visitarem aldeias de Amarante, como Canadelo, Aboadela, Ovelhinha e Candemil, onde serão apresentadas as suas particularidades e curiosidades com enfoque na relação Homem/Meio-Ambiente. Esta atividade pretende consciencializar para a dimensão do concelho, para a sua diversidade e riqueza, e promover o território estreitando relações com os agentes dinamizadores do turismo, com vista a um desenvolvimento económico sustentável.