Câmara de Amarante procura voluntários e empresas para o projeto “Acompanhar e Reparar”

O Município de Amarante, em com parceria a ADESCO, a Associação Emília Conceição Babo, a Associação Humanitária de Santiago, a Associação de Solidariedade Social O Bem Estar, o Centro Social de Jazente, o Centro Social Vale Santa Natália, a CERCIMARANTE e o CLAP, está a reforçar o projeto “Acompanhar e Reparar”, que apoia idosos no combate ao isolamento e na melhoria das condições de habitabilidade.
Esta iniciativa constitui uma resposta social qualificada e descentralizada e procura voluntários que, individualmente ou em grupo, disponibilizem tempo e conhecimentos para apoiar idosos nas suas rotinas diárias. Como forma de valorização e reconhecimento, os voluntários que cumpram 16 horas mensais recebem um voucher mensal no valor de 50 euros, para utilização exclusiva no comércio local aderente, promovendo a economia de proximidade. Podem candidatar-se ao voluntariado todos os residentes no concelho de Amarante com idade igual ou superior a 16 anos, através do formulário disponível aqui.
Neste âmbito, a autarquia desafia as empresas do comércio local a associarem-se à iniciativa, aceitando os vouchers mensais, no valor de 50 euros, atribuídos aos voluntários, como forma de pagamento.
Podem aderir todos os estabelecimentos de comércio a retalho do concelho de Amarante com CAE 47 e 56, bem como salões de cabeleireiro (CAE 96021) e institutos de beleza (CAE 96022), excetuando-se as atividades previstas no regulamento disponível em cm-amarante.pt. As inscrições decorrem aqui.
Os vouchers poderão ser utilizados nos estabelecimentos aderentes entre 15 de setembro e 15 de dezembro, sendo o pagamento efetuado no prazo de 30 dias após a faturação.