COVID-19 | COMUNIDADE INTERMUNICIPAL ENTREGOU 11 VENTILADORES AO CENTRO HOSPITALAR DO TÂMEGA E SOUSA
Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende, municípios que integram a CIM TS, contando ainda com a participação de Paredes, adquiriram 11 ventiladores para disponibilizar ao Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em reforço da capacidade de resposta imediata às necessidades da região.
Aquando da entrega dos 11 ventiladores, na tarde de hoje, dia 3, ao CHTS, o Presidente do Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Gonçalo Rocha, reconheceu que “este é um momento que exige uma responsabilidade maior de todos e nós estamos, todos, a corresponder com esta resposta importantíssima para a nossa comunidade”.
A cedência destes ventiladores é representativa do trabalho em rede que tem vindo a ser desenvolvido entre os municípios e entre estes e as autoridades de saúde da região, também expresso na aquisição conjunta de equipamentos de proteção individual, dois investimentos que totalizam um investimento de cerca de 700 mil euros.
A Diretora Clínica do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, Filipa Carneiro, agradeceu a pronta resposta da CIM do Tâmega e Sousa e da Câmara Municipal de Paredes ao apelo do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, sublinhando que os 11 ventiladores chegam “em tempo útil e numa altura em que se consegue controlar com segurança, quer para os profissionais de saúde, quer para os doentes, esta pandemia”.
Estes ventiladores vão permitir aumentar a capacidade de resposta da região do Tâmega e Sousa à pandemia originada pelo novo coronavírus, atendendo aos casos mais graves relacionados com insuficiência respiratória, enquanto patologia mais notória provocada pelo vírus. O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa já garantiu as condições de operacionalidade destes ventiladores a curto prazo.