Ementa municipal vegetariana e kit horta escolar assinalam a efeméride
A propósito do Dia Mundial da Alimentação que se celebra, anualmente, a 16 de outubro, o Município de Amarante levou a cabo duas iniciativas: a ementa municipal vegetariana e a distribuição do kit horta escolar a todos os jardins-de-infância do concelho.
Partindo do tema “Change the future of migration. Invest in food security and rural development” definido pela FAO – a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o Município de Amarante volta a assinalar, à semelhança de anos anteriores, a efeméride.
Recorde-se que no ano letivo 2016/2017, no âmbito do projeto “Frutificar”, foram colocadas hortas escolares e árvores de fruto em todos jardins-de-infância do Município. De forma a dar continuidade ao projeto, pretende-se avançar no ano letivo 2017/2018 com a recuperação/ reabilitação das hortas, despertando os mais novos para o desenvolvimento rural sustentável e para a agricultura.
Desta forma, entre os dias 16 a 18 de outubro todos os jardins-de-infância receberam um kit horta escolar constituído por espécimes hortícolas da época (hortícolas: couve, couve-flor, brócolos, repolho, agrião e ervilha de quebrar), um prospeto informativo com orientações sobre o novo plantio e proteção da horta e ainda um calendário agrícola.
Note-se que o mundo está em constante movimento, impulsionando um aumento de 40% de migrantes internacionais desde 2000. Já o fenómeno da migração interna apresenta uma maior escala, com cerca de 763 mil milhões de migrantes, de acordo com as estimativas de 2013.
Ainda como forma de assinalar a data, no dia 16 de outubro, a refeição servida na cantina municipal foi vegetariana, com o propósito de sensibilizar para a sustentabilidade alimentar através da redução do impacto ambiental da refeição, usando produtos vegetais em vez de produtos animais.