“MIMO, a minha cidade”: três artistas de Amarante criaram roteiro artístico ilustrado nas montras comerciais
São mais de 50 montras de estabelecimentos comerciais da cidade que estão decorados a rigor em mais uma edição “MIMO, a minha cidade”. Este é o resultado do concurso de ideias promovido no passado mês de junho, no âmbito do qual, sob o tema “Músicas do Mundo”, três artistas de Amarante criaram um roteiro artístico ilustrado. O desafio lançado aos artistas foi de, nas suas produções, abordarem a origem/história de estilos musicais dos vários continentes.
Aumentar a atratividade das lojas do centro histórico, no espaço delimitado pela ARU – área de Reabilitação Urbana de Amarante, tirando partido não só do público do MIMO Festival (mais de 70 mil pessoas em 2018), como dos fluxos de turistas e visitantes que rumam a Amarante, foi o principal objetivo desta ação.
A escolha de “Músicas do Mundo” como mote para o trabalho dos artistas selecionados remete para o MIMO Festival, mas também para o facto de Amarante ser, desde 2017, Cidade Criativa da UNESCO na categoria Música.
Como novidade para esta edição “Mimo, a minha cidade”, serão utilizados QR codes para tornar o roteiro mais dinâmico e interativo. Com o nome “Procura, Ouve e Descobre a música”, o roteiro oferece ao público a oportunidade de interagir com as montras.
– “Procura a música” (Artista Joana Torgal) – intervenção inspirada no jogo “Onde está o Wally?”, que desafia o transeunte a encontrar a personagem de cada montra num desenho conjunto com várias personagens.
Área de intervenção: Edifício Navarras + Arquinho + Rua 31 de Janeiro
Lojas envolvidas: ERA | Foto Navarras | Clicphone | Salão Navarras | Navarras Supermercado | Peba Sport | Hélder Óptica | Unique |Ferreira da Cunha | Unika | Lojinha | Mercearia Costa | Imobiliária S. Gonçalo | Mimos Loja de Presentes | Luxcort | O Moinho | Confeitaria da Ponte | Opticália Amarante.
– “Ouve a música” (artista Margarida José) – apresentação de vários estilos musicais do mundo ao longo de cada montra, com a possibilidade de se ouvir uma música do estilo apresentado.
Área de intervenção: Rua 5 de Outubro + Rua Cândido dos Reis
Lojas envolvidas: Aguarela Shoes | Disco Bazar | Padaria Pardal | Maria Amarantina | Nina Jóias | Amarlook | Fernando Pacheco | Pepperoso | Talho Davide | Multiopticas | 703 Concept Store | Café & Duas de Letra | Opticália Amarante | RuAntiga | Auguri | 100 sabores | I love it | Feiratex
– “Descobre a música” (artista Beatriz Azevedo) – apresentação de instrumentos característicos de vários países, desafiando-se o espectador a descobrir o país de origem, através de elementos característicos da sua cultura.
Área de intervenção: Rua Cândido dos Reis + Santa Luzia
Lojas envolvidas: Sereia | Nébiju | Flores do Pompom | Armazéns Senhorinha | Salão 5 Amigos | Sapataria Carocha 1 | Sapataria Carocha 2 | Livraria Zé | Calce Moda | Amaranthe Optical Store | Florista Dina | Novélia | Ursa Maior | Livraria Tulipa | Ourivesaria Sousa | Cúpula Store | Equivalenza | CasaBlanca | Lojinha
A ação “MIMO a minha cidade” é desenvolvida pelo projeto RUA – Revitalização Urbana de Amarante, e tem como promotores o Município de Amarante através da InvestAmarante; a Associação Empresarial de Amarante e o Aventura Marão Clube, através da Casa da Juventude.