Município de Amarante associou-se à Semana da Formação Financeira 2020
No âmbito da semana financeira, que decorreu de 26 a 30 de outubro, sob o tema “Na Formação Financeira Todos Contam! À distância de um clique”, realizaram-se dois webinares promovidos pelo projeto AGIR – Acompanhar e Gerir a Inclusão em Rede, destinados aos formandos dos cursos ministrados pela Associação Empresarial de Vila Meã, sob o tema “ABC da Poupança”.
Em tempos de pandemia, a capacidade de resiliência financeira das famílias está a ser posta à prova e, por isso, o Município de Amarante associou-se à Semana da Formação Financeira 2020, iniciativa do Banco de Portugal, Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e Comissão do Mercado de Valores no âmbito do Programa Nacional de Formação Financeira.
“A sensibilização para a poupança e a promoção da educação financeira, sobretudo, junto dos públicos mais vulneráveis reveste-se ainda de mais importância nos tempos difíceis que a sociedade e a economia vivem. Ao associarmo-nos a esta iniciativa pretendemos proporcionar aos munícipes ferramentas que possam fazer a diferença no dia-a-dia enquanto consumidores”, observa Lucinda Fonseca, vereadora com o pelouro da Defesa do Consumidor.
“Pretende-se promover a educação financeira do consumidor, ainda mais na “era do digital” e de grande mudança do paradigma de consumo, alertar os alunos para a problemática do consumo sustentável e importância da poupança como uma atitude de grande responsabilidade social, nomeadamente para fazer face a situações de crise e imprevistos”, refere Ana Passos, economista da DECO.
A origem da poupança; o que é a poupança?; poupar é igual a economizar?; definir metas para a poupança; e planear e gerir o orçamento pessoal e familiar, foram alguns dos temas abordados nos seminários on-line.
O Dia Mundial da Poupança foi criado com o objetivo de chamar a atenção para a vantagem de poupar dinheiro no dia-a-dia e investir para o futuro.