Gabinete Bem-me-quer

O Gabinete Bem-Me-Quer (Gabinete de Informação e Apoio a Vítimas de Violência Doméstica) assegura de forma integrada e com caráter de continuidade, o atendimento, o apoio e o encaminhamento personalizado de vítimas de violência doméstica, tendo em vista a sua proteção.

Pretende avaliar o risco e o impacto da violência sofrida, apoiando na implementação de planos de segurança pessoal e promovendo a capacitação da vítima com vista à supressão do contexto de violência e dos diferentes danos causados pelo contexto abusivo.

As vítimas de violência doméstica podem ser encaminhadas por outros serviços ou instituições ou podem, por sua própria iniciativa, solicitar atendimento presencialmente ou através de contacto telefónico.

O atendimento especializado é efetuado por técnicas de apoio à vítima, de acordo com o preceituado pelo regime jurídico aplicável à prevenção da violência doméstica, à proteção e à assistência das suas vítimas, nomeadamente pela Lei n.º 112/2009, de 16 de setembro com as respetivas alterações.