“TODOS OS NOMES DE NOSSA SENHORA”, a 4 de março, na Biblioteca Municipal
“TODOS OS NOMES DE NOSSA SENHORA”, de Virgílio do Vale resulta de uma longa Pesquisa por Dioceses e freguesias de Portugal, com a recolha de alguns milhares de invocações de Maria Mãe de Jesus. O livro surge a propósito e em homenagem ao centenário das aparições de Fátima que se assinala em 2017. Na obra consta, por ordem alfabética, uma longa série de nomes invocatórios da Virgem Maria, atestando o axioma que “Portugal é Terra de Santa Maria”. Ao todo, 730 nomes diferentes, além de 270 Santa Maria, sendo que alguns ficaram, ainda assim, por inventariar. Associadas a essas invocações, aparecem e transcrevem-se muitas lendas populares, de cariz ingénuo. Todas elas historicamente relacionadas com a invasão árabe no início do séc. VIII. Facto que origina o aparecimento de imagens marianas após a reconquista cristã.
Amarante é dos concelhos onde melhor se percebe o culto à Virgem Maria e, por esse motivo, o autor escolhe a Biblioteca Municipal para fazer a apresentação, a 4 de março, às 16h.
Refira-se, a título de exemplo, Ansiães: N. ª S. ª de Moreira; Candemil: N. ª S.ª de Corvachã; Carvalho de Rei: N. ª S.ª do Castelo; Cepelos: Santa Maria; Figueiró: N. ª S.ª de Todo o Mundo; Fregim: N. ª S.ª de Fregim; Freixo de Cima: N. ª S.ª do Leite; Gatão: N. ª S.ª do Vau; Jazente: N. ª S.ª da Rosa; Madalena: N. ª S.ª da Oliveira; Mancelos: N. ª S.ª do Couto; Ovelha: N. ª S.ª da Aboadela e N. ª S.ª do Alívio; São Simão de Gouveia: N. ª S.ª do Campo; Várzea: N. ª S.ª do Pilar.
Natural de Bragança, Virgílio Orlando do Vale, licenciou-se em Filosofia e Letras na Católica de Salamanca. Durante 37 anos foi Professor de Português em diversas Escolas do Ensino Oficial. Escreveu vários livros: Trovas do Nordeste Transmontano em 1996, Amores Vadios em Trás-os-Montes em 2000, Aguarelas Transmontanas em 2001, Vinhais, Póvoa Rica de Homens Bons em 2003, Ouro na Serra em 2004 e, agora, TODOS OS NOMES DE NOSSA SENHORA em 2017.