UVVA homenageia António do Lago Cerqueira na edição com o maior número de produtores de sempre
O UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante regressa aos claustros do Convento de São Gonçalo, de 17 e 19 de junho, com uma edição especial, de homenagem a António Lago Cerqueira – percursor na promoção dos vinhos de Amarante, fundador das caves da Calçada e o primeiro a exportar Vinho Verde.
Durante três dias, esta que será a edição com o maior número de produtores de sempre, terá ‘Conversas sobre o Vinho’ onde se falará de espumantes e pét-nats, de vinhos verdes biológicos e gastronómicos, e onde ser irá assistir à batalha Avesso vs. Azal. Haverá ainda ‘Showcookings’ com os chefs Francisco Gomes, António Loureiro e Vitor Matos; animação com DJs e atuações ao vivo, e um espaço dedicado à gastronomia regional.
Pela primeira vez vão atribuir-se os Prémios UVVA nas seguintes categorias: Grande Medalha de Ouro UVVA; Melhor Vinho Espumante; Melhor Vinho Branco; Melhor Vinho Rosé; e Melhor Vinho Tinto. O Melhor Vinho de Amarante será distinguido com o Prémio António Lago Cerqueira.
O bilhete custa 5€ com oferta de copo oficial, porta-copos e um voucher de 2,5€ para descontar na compra de vinho. Dias 17 e 18 de junho, o UVVA está aberto ao público das 17h00 às 24h00, e o espaço lounge até às 02h00. Dia 19, o horário de funcionamento é das 17h00 às 22h00.
Realizado pela primeira vez em 2016, o UVVA consolidou-se como um evento vínico de referência em toda a região, reforçando a aposta no vinho verde enquanto produto estratégico de desenvolvimento local e de promoção turística. Ao longo de quatro anos, passaram pelo UVVA cerca de 15 mil visitantes que ficaram a conhecer o melhor que os cerca de 40 expositores de Vinho Verde tinham para oferecer, mas também a gastronomia e a cidade de Amarante. Recorde-se que em 2019, o UVVA homenageou Amadeo de Souza-Cardoso no âmbito do centenário da morte.
Promovido pelo Município de Amarante, através da InvestAmarnate, o UVVA é organizado pela Essência do Vinho e tem como parceiros a Associação de Turismo do Porto e Norte, a Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, e o Círculo António Lago Cerqueira.