Município assinala o Dia Internacional dos Museus com um programa cultural e educativo
No âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de maio e dedicado, este ano, ao tema “Museus a Unir um Mundo Dividido”, o Serviço Educativo do Município de Amarante promove, ao longo do mês de maio, um conjunto diversificado de iniciativas culturais e educativas destinadas a diferentes públicos, reforçando o compromisso com a cultura, a educação e a participação da comunidade.
No dia 16 de maio, das 10h00 às 11h30, realiza-se, no Museu de Arte Moderna Amadeo de Souza-Cardoso (MAMASC), o “SAB’ARTE Em Família Vivemos o Museu”, que convida famílias a participar numa experiência criativa inspirada na obra de Amadeo de Souza-Cardoso, promovendo a criatividade e a consciência ambiental. A atividade é gratuita, limitada a 15 participantes. As inscrições devem ser efetuadas aqui.
Ainda no mesmo dia, das 21h00 às 22h30, o Museu associa-se à Noite Europeia dos Museus com a iniciativa “Quando o Museu escuta Amadeo”, a realizar-se no MAMASC, uma visita especial com leituras encenadas de correspondência do artista, proporcionando uma experiência intimista e diferenciadora. A participação é gratuita, limitada a 40 participantes, e carece de inscrição obrigatória.
Destaca-se a abertura da exposição “Amadeo Inspira”, no dia 12 de maio e ficará patente até 13 de junho, que reúne trabalhos de alunos do concelho de Amarante do 3º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, inspirados na obra do artista, incentivando a criatividade e o contacto com a arte desde a infância.
Esta exposição resulta de um trabalho prévio desenvolvido pelo Serviço Educativo, que dinamizou intervenções nas escolas do concelho, deslocando-se às salas de aula para dar a conhecer a linguagem artística de Amadeo de Souza-Cardoso. Estas sessões destacaram a diversidade estética da sua obra e proporcionaram às crianças uma aproximação contextualizada ao universo da arte moderna.
As celebrações prosseguem a 18 de maio com um vasto programa que inclui momentos musicais, dança, leituras e conversas, envolvendo instituições e associações locais.
A programação é a seguinte: das 9h30 às 10h00 iniciar-se-á a abertura oficial das Comemorações, com momento musical dinamizado pela Universidade Sénior; das 11h00 às 12h00, leituras encenadas de cartas de Amadeo de Souza-Cardoso, pela Universidade Sénior de Amarante, tomam conta do momento; das 14h30 às 15h00, há espaço para uma coreografia apresentada pela Academia de Dança de Amarante e das 15h30 às 16h30, têm lugar conversas relâmpago com convidados associados ao panorama cultural local, regional e comunitário, subordinadas ao tema “Museus a Unir um Mundo Dividido”.
Entre 19 e 22 de maio, às 9h30 e às 14h30, a Semana dos Museus promove visitas guiadas a vários espaços museológicos do concelho, enquanto nos dias 23 e 24 de maio os Circuitos Culturais convidam o público em geral a descobrir o património local através de percursos orientados entre o MAMASC, o Museu de Arte Sacra e a Casa da Granja. A atividade é gratuita, limitada a 40 participantes. As inscrições devem ser efetuadas aqui.