CIAC de Amarante promoveu mais de 30 atividades impactando cerca de 900 pessoas em 2022
Sessões de informação e sensibilização, webinars, conversas abertas na rádio, atividade intergeracional e visitas de estudo foram algumas das iniciativas promovidas em 2022 pelo CIAC – Centro de Apoio Autárquico ao Consumidor de Amarante, impactando cerca de 900 pessoas. Ao longo do ano foram realizadas mais de 30 atividades dirigidas ao público escolar, sénior e aos técnicos de diferentes áreas.
“As atividades que programamos tiveram como principal propósito informar e sensibilizar os munícipes sobre os direitos e deveres enquanto consumidores, contribuindo para a qualidade de vida, na medida em que se pretende promover a mudança de hábitos, estimulando um consumo mais responsável, consciente e crítico”, afirma Rita Marinho Batista, vereadora com o pelouro da Defesa do Consumidor.
Em 2023, o CIAC vai continuar a prestar serviço ao consumir. Das atividades previstas fazem parte sessões de esclarecimento sobre comunicação, transações bancárias, energia, gestão financeira, direitos e deveres do consumidor, seguros, mundo digital, créditos, tribunais arbitrais e poupança.
Importa destacar o papel ativo das várias entidades parceiras, nomeadamente a DGC – Direção Geral do Consumidor; DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor; TRIAVE – Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Ave, Tâmega e Sousa; PNFF – Todos Contam; e AGIR CLDS.