Município de Amarante e INDRA celebram acordo de parceria para a constituição de um Business Delivery Center em Amarante
O Município de Amarante e a INDRA celebraram esta terça-feira, dia 3 de março, um acordo de parceria com vista à constituição de um Business Delivery Center da Minsait, uma empresa INDRA, em Amarante. Na sessão que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho o Presidente da Câmara Municipal, José Luís Gaspar, referiu que “este acordo é resultado do trabalho desenvolvido pelo executivo nos últimos anos, na atração e apoio ao investimento.”
No Business Delivery Center irão ser desenvolvidas soluções end-to-end, que permitirão à Minsait alcançar impactos tangíveis para os seus clientes em cada setor, com uma abordagem transformacional, arrancando de imediato o processo de recrutamento, tendo em vista o início das operações nos próximos meses. “Nesta primeira fase serão contratados cerca de 30 colaboradores, prevendo-se atingir “pelo menos uma centena” até 2022, salientou Vicente Huertas, Administrador da INDRA Portugal na apresentação do projeto.
Amarante foi, assim, o concelho escolhido para acolher este investimento, na sequência do trabalho de apoio desenvolvido pela InvestAmarante, devido à sua localização e proximidade a Universidades e a Centros de Investigação, e por fazer parte da região mais jovem do país, oferecendo assim ótimas oportunidades para encontrar recursos humanos qualificados, condição essencial para o sucesso de empresas de base tecnológica. Para o Presidente da autarquia este projeto é “uma enorme oportunidade para atrair e fixar muitos dos jovens de Amarante e da região, que todos os anos perseguem, no ensino superior, o sonho de trabalhar no setor tecnológico mas depois, no arranque da sua vida profissional, não têm a possibilidade de se fixar no seu território”.
O arranque do Business Delivery Center decorrerá nas instalações do Instituto Empresarial do Tâmega (IET).
A concretização deste investimento teve a colaboração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), do IET, e de várias instituições do ensino superior, com destaque para o Politécnico do Porto (IPP) através da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e para a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) através da Escola de Ciências e Tecnologia.
Recorde-se que a Indra é líder mundial em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa, e uma empresa de referência em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação através da Minsait.
Com a instalação deste projeto em Amarante, a Indra vê assim reforçada a sua capacidade de especialização no desenvolvimento e implementação das suas soluções e serviços.
Amarante reforça o seu tecido empresarial, oferecendo novas oportunidades de emprego qualificado, e impulsionando o desenvolvimento do cluster das tecnologias de informação.