Walkest e Câmara Municipal promovem ação de reflorestação no Marão
Para celebrar o Dia da Floresta Autóctone, que se assinala a 23 de novembro, a Walkest, em conjunto com a Câmara Municipal de Amarante, vai realizar uma ação de reflorestação no Marão. O ator Pedro Barroso junta-se à iniciativa.
Estamos na época ideal para plantar árvores de espécies autóctones e como tal, serão plantadas 70 árvores, entre as quais carvalhos e medronheiros. Todas serão apadrinhadas e o Município de Amarante irá apadrinhar um dos exemplares.
“A Walkest está a organizar uma ação de reflorestação com o principal objetivo de envolver a comunidade para o grave problema pelo qual Portugal se encontra, provando que é possível renascer das cinzas”, começa por explicar Carlos Gonçalves, o jovem empresário que é o fundador da Walkest. “Sinto-me particularmente feliz porque conto com o apoio da Câmara Municipal de Amarante desde a primeira hora e porque consegui que o ator Pedro Barroso se unisse a esta causa”, prossegue, enquanto menciona que 25 de novembro servirá também para assinalar o lançamento oficial da marca. “Um dia diferente onde podes combater a desflorestação em Portugal e ainda passar uma tarde com o teu ator favorito!”, convida o jovem empreendedor.
“Na verdade, assim que o Carlos me apresentou o projeto fiquei interessado em saber mais e naturalmente que aceitei o desafio. Vou juntar-me a todos quantos queiram celebrar o Dia da Floresta Autóctone e vou mesmo plantar uma árvore!”, revela o ator.
Lucinda Fonseca, vice-presidente do Município confessa que não poderia estar mais satisfeita com esta ação que “além de ser amiga do ambiente, é ainda a prova de que os jovens amarantinos são detentores de um forte espírito empreendedor”.
A participação na atividade deste sábado, 25 de novembro, é livre. Quem quiser ajudar a reflorestar o Marão, deverá trazer ferramenta para plantação e água. A iniciativa começa às 14h30, no Parque da Lameira, na Serra do Marão – uma das áreas atingidas pelos incêndios do Verão passado. A saída é às 14h00, junto ao Salão Pastoral.
Recorde-se que, ainda no âmbito do Dia da Floresta Autóctone, o Município de Amarante realizou, a 22 de novembro, junto ao Parque da Lameira a rearborização do Bosque do Centenário. Esta iniciativa teve como objetivo assinalar o Dia da Floresta Autóctone honrando o compromisso assumido em 2010 aquando da criação deste bosque de o manter sempre vivo.
A atividade contou com a presença da vice-presidente do Município, Lucinda Fonseca, com o Pelouro do Ambiente, com a colaboração de alunos do 4º ano da EB do Marão e com clientes da Cercimarante. Estiveram também envolvidos os Conselhos Diretivos dos Baldios de Aboadela e Ansiães, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a União de Freguesias de Aboadela, Sanche e Várzea, a Junta de freguesia de Ansiães, e ainda representantes das entidades com assento na comissão municipal de defesa da floresta nomeadamente GNR/SEPNA – Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, Associação Florestal entre Douro e Tâmega, Bombeiros Voluntários de Amarante e as equipas de sapadores SF 15-115 e 23-115.
Foram plantadas 150 árvores de espécies autóctones, carvalhos, medronheiros, pinheiros mansos e azevinhos.